TCE flagra transporte escolar com pneus carecas e extintor de incêndio vencido em Dois Córregos

Pneu dianteiro esquerdo desgastado acima do limite de seguranca
publicidade

 Em uma operação ordenada,  realizada em outubro de 2018, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) fiscalizou, simultaneamente, 216 cidades para verificar as condições do transporte escolar oferecido aos alunos de 251 escolas municipais.

Dentre algumas das impropriedades encontradas estão a falta de equipamento e uso do cinto de segurança, extintores de incêndio com prazo vencido, pneus carecas e sem condições de uso e até mesmo um ônibus escolar que trafegava sem painel de orientação do condutor.

publicidade

Em Dois Córregos,  a fiscalização foi em perua  que realiza transporte de alunos para a escola Professora Laura Rebouças de Abreu, no bairro Guarapuã. Foi constatado que o veículo estava com o extintor vencido e pneus desgastados acima do limite.

Extintor vencido – no detalhe, a data de vencimento do extintor

. Dados

O relatório geral com dados de todos as cidades fiscalizadas mostrou que mais da metade dos estudantes (57,49%) estavam circulando sem cinto de segurança e 21,05% dos veículos inspecionados não possuíam os equipamentos em boas condições de uso e em número igual à lotação.

Em mais de 20% dos ônibus, peruas e vans ainda foram encontrados pneus carecas. Além disso, 20,24% da frota inspecionada não estava equipada com extintor de incêndio com carga de pó químico seco ou de gás carbônico, com capacidade de acordo com o veículo, fixado na parte dianteira do compartimento destinado a passageiros e dentro do prazo de validade.

“Os fatos constatados durante as inspeções vão ser levados em consideração quando da apreciação das contas anuais das Prefeituras. Caso os apontamentos feitos pelo TCE não sejam corrigidos, eles poderão ensejar a aplicação de multa para o Administrador e contribuir para a emissão de parecer desfavorável da prestação de contas”, explica o Presidente do TCESP,

 

Comentários
Compartilhe