Passeata pelo Dia Mundial do Autismo

publicidade

Dia 2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, decretado pela Organização das Nações Unidas – ONU.

Na manhã de terça-feira, 02/04,  integrantes de algumas entidades do município participaram de passeata de conscientização em face do Dia Mundial do Autista.

publicidade

Conhecido cientificamente como DGD – Distúrbios Globais do Desenvolvimento, o autismo é uma síndrome caracterizada por alterações que se manifestam, sempre, na interação social, na comunicação e no comportamento. Normalmente manifesta-se por volta dos 3 anos de idade, persistindo por toda a vida adulta.

Atinge principalmente o sexo masculino, na proporção de quatro meninos para cada menina. As causas ainda não foram claramente identificadas. Os prejuízos estão diretamente relacionados ao grau de autismo que a pessoa apresenta. Algumas, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas. Outras apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes retardos no desenvolvimento da linguagem. Algumas parecem fechadas e distantes. Outras, ainda, presas a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.

O tratamento mais eficaz é a reabilitação global, incluindo atuação de diversos profissionais como fonoaudiólogo, psicólogo comportamental, terapeuta ocupacional e o emprego de métodos psicoeducacionais e comportamentais. Também é relevante a inclusão em programa pedagógico em escola de educação especial ou regular, de acordo com as perspectivas de cada paciente.

Comentários
Compartilhe