Criada a Associação dos Autistas de Dois Córregos

publicidade

Por iniciativa de um grupo de pessoas da comunidade, em assembleia realizada na noite do dia  25/09, fundaram a Associação dos Autistas de Dois Córregos.  Foi também  eleita primeira diretoria da entidade, assim constituída:

  • Presidente: Mara Valdo
  • Vice-presidente: Mara Haddad
  • Primeira Secretária: Caroline Serrano
  • Segunda Secretária: Adriana Pantaroto
  • Tesoureiro: Humberto Soffner
  • Segundo Tesoureiro: Daniel Camili
  • Assessor Jurídico: Pedro Passos
  • Diretor Administrativo:  Antonio Cardoso Junior

Conselho Fiscal

  • Paulo Cezar Trevisanuto Trevisanuto
  • Aparecido Nelson Fuzer
  • Benedito Amauri Prati
  • Suplente: Eli Redondo
publicidade

Segundo a presidente da entidade, Vereadora Mara Valdo,   que vem atuando há vários anos em prol de autistas do município de Dois Córregos, disse que até 2030 cada família terá um filho com  o transtorno do espectro autista.

Mara Valdo, vereadora e presidente da Associação dos Autistas de Dois Córregos

Em 2016, Mara Valdo  promoveu encontro com vereadores e representantes de  instituições e estabelecimentos de ensino, dirigentes dos departamentos de Educação e Saúde e pais de autistas, entre outras pessoas interessadas .

A  finalidade  daquele encontro foi promover uma primeira conversa sobre a possibilidade de vir a funcionar em Dois Córregos salas de aulas para autistas bem como  avaliar a possibilidade da criação na cidade de uma ONG nos moldes da existente em Jaú.

No ano passado,  administração municipal de Dois Córregos  fez a  entrega de uma van com capacidade para 17 passageiros, para ser utilizada prioritariamente no transporte de estudantes autistas que frequentam instituição em Jaú.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

No  dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, decretado pela Organização das Nações Unidas – ONU.

Segundo dados, o  número de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) atendidos pela rede estadual de São Paulo cresceu 33% no último ano. No total, a rede estadual de São Paulo e as instituições conveniadas atendem juntas 7.788 alunos com autismo, segundo dados de janeiro deste ano. Em maio do ano passado, eram 5.828 matrículas.

Cresceu também o número de alunos com autismo atendidos exclusivamente por meio de Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e outras instituições conveniadas. Houve um aumento de 40% no último ano. Em 2018, havia 1.797 alunos atendidos por meio dessas entidades; agora em 2019 são 2.527.

Não existe tratamento médico específico para o autismo. Os medicamentos são utilizados para tratar as complicações neuropsiquiátricas. O tratamento mais eficaz é a reabilitação global, incluindo atuação de diversos profissionais como fonoaudiólogo, psicólogo comportamental, terapeuta ocupacional e o emprego de métodos psicoeducacionais e comportamentais. Também é relevante a inclusão em programa pedagógico em escola de educação especial ou regular, de acordo com as perspectivas de cada paciente.

O diagnóstico precoce é essencial para a melhoria das condições do autista. Para que tenha acompanhamento digno, que é o passaporte para um mundo livre de discriminação, onde todos, apesar de suas limitações, possam alcançar seu potencial máximo.

Comentários
Compartilhe