CINE SÃO PAULO estreia em Dois Córregos em 1 de novembro

publicidade

O documentário  registra a luta de “Seu Chico Telles” para restaurar o mais antigo cinema em funcionamento no país, localizado em Dois Córregos.

A sessão de estreia marca o lançamento do filme em um circuito nacional de cinemas de

publicidade

Cine São Paulo, primeiro documentário longa-metragem da Trilha Mídia, com direção de Ricardo Martensen e Felipe Tomazelli, faz sessão inaugural em  Dois Córregos.

A sessão está marcada para às 19:30 do dia 1º de novembro, sexta-feira, no Centro Cultural Nilson Prado Telles.  veja o trailer: https://vimeo.com/359633250

A entrada é  gratuita e a  retirada de ingressos  deve ser feita no Centro Cultural com 1 hora  de antecedência

Francisco Augusto Prado Telles, proprietário do cinema e conhecido na cidade por “Seu Chico”, os diretores do filme e o prefeito da cidade, Ruy Favaro, participam do debate com o público após a exibição. A entrada é gratuita.

A sessão abre o lançamento nacional do filme em um circuito espacial de cinemas de rua, com exibições, além de Dois Córregos, em São Paulo, Brotas, Jaú, Pelotas (RS), Laguna (SC), Triunfo (PE), Belém (PA) e outros locais.

O documentário Cine São Paulo, que rodou por festivais como AFI DOCS e É Tudo Verdade, e levou o prêmio de melhor documentário no Biarritz Latin American Film Festival, conta a história de Francisco Augusto Prado Telles.

Seu Chico, hoje com 74 anos, herdeiro do cinema que fora de seu pai, quando criança ia diariamente ao majestoso prédio construído em 1910, para brincar ou assistir filmes. Cresceu nesse universo de paixão pelo cinema e assumiu a sala quando seu pai faleceu.

Acompanhou a decadência dos cinemas de rua quando os shoppings surgiram na região e viu o local ser interditado pela justiça devido à problemas de segurança. E mesmo sem patrocínio, “Seu Chico” iniciou uma complexa reforma para que a sala voltasse a funcionar, ainda que não representasse mais uma atividade lucrativa.

No documentário, os diretores do filme investem no espaço interno do prédio e o mundo de fora é sempre enquadrado pelas portas e janelas do cinema, evocando as lembranças e os estados emocionais do personagem. Arquivos pessoais, históricos e memórias de filmes que “Seu Chico” assistiu na sala, permeiam os depoimentos e o registro da reforma do prédio.

Cine São Paulo acompanha a jornada de “Seu Chico” e sua luta para manter em funcionamento o cinema mais antigo do país. Uma história sobre memória e legado.

Circuito de impacto social: qualquer pessoa pode exibir o filme em seu espaço .

A distribuidora do filme, Taturana Mobilização Social, também disponibilizará Cine São Paulo em sua plataforma ( www.taturanamobi.com.br ) de forma gratuita para quem quiser organizar uma sessão pública do filme. Para agendar uma sessão, basta se cadastrar na plataforma. Com os dados da exibição confirmados, ela entra para a agenda de lançamento e o organizador da sessão recebe o filme, material de divulgação e de fomento ao debate, sem custo.

Minibio diretores:

Ricardo Martensen e Felipe Tomazelli são sócios na produtora Trilha Mídia. Nos últimos 5 anos, além de Cine São Paulo, a produtora lançou curtas com presença em importantes festivais pelo mundo e em canais de TV como Futura, Cultura e Curta.

Atualmente, a dupla de diretores está finalizando um documentário para a HBO América Latina, uma co-produção com a Boutique Filmes. E está desenvolvendo mais dois projetos com passagens nos laboratórios da Berlinale e DocMontevideo.

Seu Chico

FRANCISCO AUGUSTO PRADO TELLES, nascido em 28 de janeiro de 1945 (Jaú/SP) e criado na cidade de Dois Córregos, interior de São Paulo, onde reside até hoje, é formado em História, disciplina que lecionou por toda vida até se aposentar no ano de 2000. Cresceu brincando dentro da sala de cinema de sua família, o Cine São Paulo, prédio que seu pai Sr. Nilson Prado Telles adquiriu em 1910.

Seu Chico, como é popularmente conhecido, também dedicou sua vida à sétima arte, trabalhando como projecionista e através da sua Empresa Cinematográfica Prado Telles. Desde 2010, Seu Chico se tornou o único proprietário do prédio do antigo cinema, que hoje abriga o Centro Cultural Nilson Prado Telles. Ele é o protagonista do documentário Cine São Paulo (2017), de Felipe Tomazelli e Ricardo Martensen.

  • CANAL: vimeo.com/channels/trilhamidia
  • FACEBOOK: www.facebook.com/trilhamidia/
  • facebook.com/cinesaopauloofilme/

Taturana Mobilização Social – Distribuidora

Comentários
Compartilhe