NOTAS DO TURISMO PAULISTA

Várias topiarias em Batatais
publicidade

BATATAIS  DE  PORTINARI

Menos de 20 km separam as cidades de Brodowski e Batatais.

Na primeira nasceu Portinari.

publicidade

Na segunda o célebre pintor decorou a Igreja Matriz de Bom Jesus da Cana Verde. Ali está o maior acervo de obras sacras de sua autoria.

Nas laterais você pode ver a sequência do calvário pintada por ele de uma forma totalmente diferente, com o tom das cores expressando o grau de sofrimento do Cristo.

Existem outras pinturas enormes com figuras santas (apresentadas de forma igualmente inusitadas), destacando-se numa delas o inconfundível “Azul Portinari” que nenhum outro pintor conseguiu ainda igualar.

E, Batatais é uma Estância Turística que merece a sua visita.

ROTEIRO  DE  PORTINARI

É muito bom vermos o atual interesse turístico por tal região, até porque a nossa Agência de Viagens iniciou, nos idos de 1984, as pioneiras excursões que batizamos com o nome “Roteiro de Portinari” e que, depois, o Governo do Estado oficializou (em 1992) com o nome de “Núcleo de Turismo Portinari”.

Museu na casa de Portinari, em Brodowski

É uma região turística muito bonita e agradável, que oferece ainda outras cidades repletas de atrativos turísticos: Altinópolis, Nuporanga, Cajuru e a convidativa Cássia dos Coqueiros.

É bom conhecer o Brasil por inteiro e as diferentes culturas de todo o mundo. Contudo, saiba aproveitar o que temos de melhor e mais próximo de nós: As boas coisas do Interior do Estado de São Paulo.

O “Núcleo de Turismo Portinari” é um exemplo disso.

Tão logo termine essa quarentena e passe o perigo de contágio é claro que você vai querer desforrar e “esticar as pernas” pelo Interior.

Então, visite Batatais.

DURANTE A SITUAÇÃO

Estamos passando por um período, no mundo todo, que nunca pensamos pudesse existir. O fato de não ser recomendado andarmos nas ruas como sempre fizemos, nos traz outro lado conveniente.

Trabalhar em casa é outra coisa

Temos tido tempo de fazer aquelas coisas que sempre deixamos em casa “para depois”, e o “depois” nunca chega.

Acreditamos que todos têm o que contar.

Permitimo-nos aconselhar que as prefeituras façam o mesmo, aproveitando o fato para reorganizarem seus trabalhos e seus setores.

PREFEITURAS E O TURISMO

Depois que o Governo paulista homologou a Lei Caramez (Lei 1.261/15), quase todas as prefeituras se candidataram a recebe o título de “Município de Interesse Turístico” para obter a verba anual de cerca de 600 mil reais para aplicação exclusivamente no turismo da cidade.

Prefeituras em busca de verba

Mas, na verdade, a grande maioria se candidatou sem mesmo saber o que seja o Turismo receptivo.

Como resultado, a metade foi reprovada.

O LADO BOM

Com a fúria de se candidatar a receber verbas do Turismo, as prefeituras tiveram de montar Conselhos Municipais de Turismo corretos, isto é, com Lei de acordo com as recomendações atuais, com as suas reuniões mensais, reuniões com boa composição e com conteúdo.

Como resultado, podemos afirmar que essas cidades hoje reprovadas, se derem atenção e prestígio para os seus Conselhos, certamente verão crescer as oportunidades de se tornar cidades com motivação e atrativos para atrair visitantes e, com isso, melhorar a vida de toda a sua população.

Encontro dos Conselhos do Circuito das Frutas

De uma forma ou de outra, os municípios poderão lucrar, mesmo se no momento as suas apresentações nos processos não convenceram os julgadores do grupo Técnico de Análise das Estâncias e dos Municípios de Interesse Turístico, da Secretaria de Turismo do Governo do Estado.

Comentários
Compartilhe