Dois Córregos já homenageou seus combatentes na Revolução de 32

publicidade

No dia  09 de julho de 2005, foi realizada cerimônia cívica destinada a homenagear os combatentes de Dois Córregos que participaram da Revolução Constitucionalista de 1932.  A solenidade  teve  lugar na Praça Francisco Simões, defronte a prefeitura.

Foi organizada por Luiz Paulo Gracindo que atuava no  Comando do Pelotão da Polícia Militar instalado em Dois Córregos. A cerimônia contou com o apoio da ONG Terra Viva, da Coordenadoria do Centro Cultural Nilson Prado Telles e da prefeitura.

publicidade

O evento  destacou  a bravura dos combatentes que lutaram pelo Estado de São Paulo representando Dois Córregos.

Marcaram presença autoridades civis, militares, estudantes de escolas de Dois Córregos e do Distrito de  Guarapuã. O Hino Nacional foi interpretado pela Associação Musical de Dois Córregos.

Foram  entregues mimos e certificados para os familiares desses combatentes.

No ato também foram homenageados os sargentos da ativa do Exército, Antonio Cesar Risso e César Rodrigo Nave Sarti, que participaram da Força de Paz da ONU no Haiti. Os dois militares são dois-correguenses e compareceram com seus familiares para receberem a honraria que lhes foi conferida.

Uma pesquisa realizada pelos organizadores da solenidade  apontou os nomes de 40 combatentes de Dois Córregos.

COMBATENTES DE DOIS CÓRREGOS QUE PARTICIPARAM DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932
  1. Alencar de Camargo
  2. Alipio Ferraz Pacheco
  3. Amador Flores
  4. Antenor Mazuia
  5. Antonio Rizzite
  6. Antonio Silva
  7. Aristides Dalla Dea
  8. Augusto Siqueira
  9. Bernardino Guerino
  10. Décio da Silveira Neuber
  11. Domingos Piva
  12. Edmundo Pires
  13. Fernando Simões Pinto
  14. Francisco do Carmo
  15. Heitor Martins
  16. João Bigarelli
  17. João Cândido de Oliveira
  18. João Ferraz Pacheco
  19. João Marcondes
  20. João Pires Barbosa
  21. Joaquim Ruivo
  22. José Cândido
  23. José Machado
  24. José Rampazo
  25. Lazaro da Silva
  26. Luiz de Oliveira
  27. Luiz Lima
  28. Mano Simões
  29. Napoleão Corazza
  30. Nuno Paranhos
  31. Orisanga de Almeida
  32. Orlando Calissi
  33. Oscar Novakoski
  34. Pedro Carmesini
  35. Pedro de Oliveira Lima
  36. Rino Cera
  37. Sylvio Theodoro de Oliveira
  38. Tercílio Ferraz
  39. Valério Tidei
  40. Vicente Napolitano

Mensagem de Agradecimento

Aos Senhores

Francisco Cestari, Diretor do Centro Cultural Nilson Prado Teles, e Luiz Paulo Gracindo, Comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar de Dois Córregos.

Em primeiro lugar, queremos agradecer o carinhoso convite para participar do evento do dia 9 de julho, em que será resgatada a história da Revolução Constitucionalista de 1932. Em seguida, louvar a brilhante ideia de uma solenidade para homenagear os doiscorreguenses que lutaram heroicamente em favor da democracia de nosso país.

Tendo sido nosso pai, Oscar Novakoski, um desses combatentes, lamentamos, devido ao horário, não podermos participar da cerimônia, uma vez que o trabalho não nos permite deixar São Paulo na véspera, sexta-feira.

Entretanto, mediante a grandiosidade do ato, não poderíamos calar-nos nessa homenagem a todos os nossos conterrâneos que não se intimidaram, foram aos campos de batalha munidos dos mais precários recursos bélicos, porém imbuídos de coragem, fé, idealismo e esperança em um futuro melhor para nossa Pátria.

Crescemos ouvindo de nosso pai histórias de episódios fantásticos no Vale do Paraíba, um dos locais onde os doiscorreguenses atuaram. Muito cedo aprendemos o significado da sigla MMDC e a ter um enorme respeito por Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo, os quatro estudantes de Direito do Largo de São Francisco que foram mortos pelas tropas do governo na Praça da República, em São Paulo, em 23 de maio de 1932. Foi o estopim da revolução.

Lembramo-nos que era com muito orgulho que ele, ao finalizar o relato de algum desses episódios heroicos, sempre repetia: “Fomos derrotados pelas armas, mas vencemos pelo ideal.” De fato, o ideal concretizou-se dois anos depois, quando Getúlio Vargas promulgou nossa constituição. Era com orgulho que ele empunhava o capacete que usara em combate. Era com orgulho que ele o colocava em nossas cabeças, como se quisesse, com esse gesto, transmitir-nos o exemplo e a lição de responsabilidade nele implícitos.

É por tudo isso que queremos, ainda uma vez, parabenizá-los por uma iniciativa tão rica em cidadania e fazer-nos representar através de nossas palavras de sincero agradecimento.

São Paulo, 07 de julho de 2005.

  • Maria Francisca Novakoski Perides
  • Maria da Glória Novakoski Velloza
  • Maria Christina Novakoski Ferreira Alves
Comentários
Compartilhe