NOTAS DO TURISMO PAULISTA   

Museu de Monte Alto. Foto de Pierre Duarte
publicidade

PALEONTOLOGIA

O Museu de Paleontologia de Monte Alto está ao lado do seu Museu Arqueológico. É um dos cartões postais da cidade e é visitado por pesquisadores do mundo inteiro. Está à 370 km da capital.

O seu grande acervo é um dos mais completos do país, formado por ossos de dinossauros, conchas de moluscos bivalves, restos de tartarugas e crocodilos cuja idade varia entre 65 a 85 milhões de anos (milhões!)

publicidade

Enormes ossos ali expostos têm ao seu lado as fotos de quando e como eles foram desenterrados. A maioria pelo Prof. Celso, que costumava estar presente para dar informações a respeito.

Monte Alto já esteve várias vezes exibindo-se no Salão São Paulo de Turismo e pôde distribuir o seu “Guia Turístico Oficial de Monte Alto”.

Visite Monte Alto na primeira oportunidade que tiver, a terra onde se venera a Menina Izildinha, que também faz lá os seus milagres e tem muitos devotos.

O MEIO AMBIENTE AGRADECE

As árvores são necessárias para as nossas cidades.

Elas contribuem para diminuir os impactos da urbanização.

A arborização, além de tornar uma cidade mais bonita, se traduz em maior conforto térmico e reflete numa melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.

A arborização diminui a propagação de ruídos, retém poeira e microrganismos patogênicos, sendo um item importante para nos dar sombra, um ambiente físico saudável em espaços públicos como parques, avenidas, ruas, jardins e praças.

Tudo isso e muito mais a esse respeito é ensinado na ‘Cartilha de Arborização Urbana’ do Município de Iacanga (SP).

Praça bem cuidada, em Iacanga

 A CARTILHA

A ‘Cartilha’ que a Secretaria de Meio Ambiente da cidade de Iacanga fez abordando a arborização urbana nos informa minúcias de 18 tipos de árvores apropriadas, sobre os seus tamanhos, quais delas dão frutos ou flores, a época de floração, os tipos de poda, etc.

Nos chama a atenção para detalhes tais como o local mais adequado, as distâncias, a orientação de como plantar, os cuidados com as proporções, e até a quantidade e a frequência de serem regadas.

A ‘Cartilha’ chama a atenção, também, sobre os cuidados para se evitar que se tornem apenas arbustos que atrapalhem os pedestres, quando plantadas em calçadas, bem como sobre o controle de pragas.

Dessa forma, a prefeitura de Iacanga nos dá um grande exemplo a ser seguido por outras cidades.

Todo turista gosta de chegar numa cidade e ver tudo limpinho e a arborização bem feita e bem cuidada. Parabéns Iacanga!

Carilha de Iacanga é um bom exemplo a ser seguido

  MUNICÍPIO TURÍSTICO

Iacanga, oficialmente um ‘Município de Interesse Turístico’, está localizada numa região privilegiada, banhada pelo Ribeirão Claro e pelo Rio Tietê. Aliás Iacanga é chamada “A Namorada do Tietê’.

A 370 km da capital, é famosa pela boa acolhida de um povo caloroso.

Chama a atenção pelo recente avanço em sua estrutura, como o recinto próprio para Rodeios, com capacidade para 20 mil pessoas

Iacanga foi fundada em 1925 e, apesar de nova, já desponta como um bom destino turístico por seus atrativos naturais e culturais, em especial o ecoturismo, o turismo náutico e a pesca, como apontou o Grupo Técnico de Análise da Secretaria de Turismo do Estado.

Além do rio Tietê, a cidade conta com lago artificial.

Tem posto de informações turísticas á sua disposição.

Quando passar a pandemia, aproveite para curtir a cidade de Iacanga.

Iacanga recebendo turistas. Foto Sidinéia Camargo.

 

Comentários
Compartilhe