Administração de Dois Córregos faz entrega oficial de Creche-escola

publicidade

A administração de Dois Córregos realizou na manhã de sábado, 1º de agosto,  cerimônia para entrega oficial do Cemei Professora Olita de Souza Prado Telles.

O Cemei  está em funcionamento desde o dia 05 de fevereiro deste ano. É o 10º estabelecimento de ensino do município de Dos Córregos.

publicidade

Tem capacidade para 130 crianças em  7 salas para aulas e dois berçários. Dispõe de berçário, mini maternal e maternal.

O Cemei também está com as atividades presenciais suspensas em decorrência da pandemia da COVID-19.

A creche-escola.recebeu o nome de Professora Olita de Souza Prado Telles por meio de Lei Municipal nº 3909 de 28/08/2013, de autoria do então vereador José Luiz Sangaletti.

A obra da creche-escola teve início em 2014, com recursos do governo do Estado, oriundos de convênio firmado entre a Secretaria de Educação do Estado, FDE e o município de Dois Córregos.  Foi erguida em área que foi ocupada pela extinta “Colônia de Cima” da Fepasa, com frente para a atual rua Wady Chaddad. A construção ficou paralisada por vários anos em função de problemas com a empresa vencedora do processo licitatório.

No final do ano de 2018 o município contratou outra empresa para conclusão de construção da creche escola no bairro Jardim Paulista.  O contrato no valor de R$  832.571,64 foi  assinado no dia 17 de outubro de 2018.

Histórico de Olita de Souza Prado Telles

A professora Olita de Souza Prado Telles nasceu em 19 de março de 1918, no bairro Barra da Estrela, zona rural do município de Jaú, e faleceu em 15 de fevereiro de 1993, em Dois Córregos, aos 74 anos.

Filha de agricultores, foi alfabetizada na Escola Rural do bairro Barra Mansa, do município de Jaú, em 1928. Porém, devido às grandes dificuldades naquele tempo na área educacional, ficou sem opção de continuar os estudos por quatro anos, tendo retornado à escola em janeiro de 1933, com a instalação do curso ginasial das freiras da Congregação de São José, em Jaú, quando foi matriculada na primeira turma como interna.

Em agosto de 1934 seus pais, Fernando de Oliveira e Souza e Anésia da Silveira, se mudaram para a cidade de Jaú, razão pela qual Olita voltou a morar em casa com a família, continuando frequentar a escola, agora não mais em regime de internato, até concluir o curso ginasial em 1936.

Em 1937 foi criada a Escola Normal Livre São José em Jaú, onde Olita foi matriculada e formou-se, em 1939, professora do curso primário, tendo, já a partir de 1940, começado a lecionar, como professora substituta, no Grupo Escolar de Itapuí.

Em 11 de abril de 1942 Olita casou-se com Nilson Prado Telles, proprietário do “Cine São Paulo” em Dois Córregos, passando a residir nesta cidade, tendo, em 1943, lecionado como professora substituta na escola do bairro Ventania, bem ainda, na mesma condição, em 1944, no Grupo Escolar Francisco Simões.

Em 1946 ingressou no magistério oficial do Governo do Estado de São Paulo, iniciando sua carreira na Escola Isolada da Fazenda Saltinho, em Mineiros do Tietê. Em 1947 foi nomeada para o Grupo Escolar Francisco Simões, onde lecionou por mais de 21 anos, até se aposentar, em 1968.

Ao longo de sua vida, a Professora Olita de Souza Prado Telles, sempre como professora do primeiro ano, foi responsável pela alfabetização de centenas de alunos, sendo reconhecida, por seu trabalho, como educadora exemplar, dedicada, enérgica em relação à disciplina, porém muito carinhosa, deixando ótimas lembranças naqueles que aprenderam ler e escrever com ela. (Fonte: Rede Social/PMDC)
Comentários
Compartilhe