NOTAS DO TURISMO PAULISTA 

Botucatu, terra da Cuesta. Foto Kaleydos
publicidade

‘PÓLO CUESTA’

     Além da cidade de Botucatu, o Pólo Cuesta é composto por outras nove cidades, numa região onde se sobressai a formação geológica conhecida como ‘Pólo Cuesta’.

publicidade

     Uma delas é Areiópolis, típica cidade interiorana, hospitaleira, tranquila e sossegada. Outra é Anhembi, mais conhecida por sua famosa procissão de barcos pelo Rio Tietê.

     A cidade de Bofete conta com o Turismo Místico, envolto nas lendas das Três Pedras, enquanto a cidade de Conchas se ufana por suas paisagens exuberantes e gastronomia típica.

     Já a cidade de Itapetininga tem uma topografia que favorece a prática do Ecoturismo. Tem reserva ambiental preservada, trilha em matas nativas e a Represa de Jurumirim. Visite!

 MAIS CIDADES DO PÓLO

     Pardinho é a cidade citada como o berço da música regional de raiz, com inúmeras nascentes, entre elas a do Rio Pardo.

Cidade de Pardinho

     A cidade de Pratânia tem tradição sertaneja e literária, mas é conhecida por sua produção de artigos em couro.

     São Manuel foi potência nos áureos tempos do café e mantém a sua tradição religiosa.

     Por fim, a cidade de Paranapanema, banhada pelo rio do mesmo nome e pela Represa Jurumirim, e com marcante produção de flores, principalmente na sua “Holambra-2”.

MUSEU DO RELÓGIO

     -“Um relógio faz café.  O outro tem forma de flor.

Visite o Museu do Relógio, depois da pandemia

     Há aqueles que são verdadeiras joias com pedras preciosas, como o que pertenceu à segunda Imperatriz do Brasil. Curiosidades também não faltam: tem relógio de um ponteiro só, relógio que mostra as horas “ao contrário”, enfim, todos os tipos e até alguns que você nunca imaginou” – Assim nos anunciava Silvia Lakatos, jornalista da Dimep, hoje confirmado por Maria Pedrosa.

     Seiscentas peças compõem o Museu do Relógio, instalado no interior da empresa fabricante de relógios, e é o único museu no gênero entre nós (dias úteis, após liberação).

     Localiza-se na Av. Mofarrej, 840, Vila Leopoldina, em São Paulo. A entrada é gratuita, porém quando antecipadamente agendadas, as visitas são monitoradas por um historiador e a visita é mais completa. Info: (11) 3646-4000 (Marketing).

MUSEUS PAULISTAS

      Alguns museus em nosso Estado merecem uma visita tão logo termine a pandemia que nos oprime.

      Na cidade de Piracicaba, por exemplo, mais precisamente nas dependências da famosa Esalq/Usp, um dos mais belos campi universitários do País, tem o museu Luiz de Queiroz que só é aberto nos dias úteis.

É museu, a casa onde viveu Prudente de Moraes

     Também em Piracicaba merece visita o Museu Prudente de Moraes (terças aos domingos), instalado numa centenária casa de estilo imperial brasileiro, a mesma onde viveu e morreu o primeiro Presidente Civil da República, o Prudente de Moraes.

     Para os amantes da Cultura, recomendamos visitar a Pinacoteca de Piracicaba (dias úteis), o Centro Cultural e Museu ‘Martha Watts’ (dias úteis), e o Centro Cultural Estação da Paulista (aberto diariamente) onde são oferecidas inúmeras atividades culturais e de lazer.                            Jarbas Favoretto, MTb 32.511

Comentários
Compartilhe