Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças

publicidade

O Departamento de Ação Social em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar realizam diversas atividades,  durante a semana,  que fazem parte da campanha  denominada – Quebrando o Silêncio – que e tem por objetivo a conscientização pelo dia  18 de maio, que  é o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Dentre as atividades estão:

publicidade

17/05 – segunda-feira:

As entidades e assistência social foram decorados com bexigas, banners e flores  amarelas, que simbolizam a data.

No período da tarde,   Roda de Discussão e orientações sobre o Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes com a participação de representantes dos Departamentos de Ação Social e de Cultura, do CMDCA  e do Conselho Tutelar.

A equipe do Programa Criança Feliz e CRAS  produziram  lápis e canetas decorados com a flor amarela  que foram distribuídos aos departamentos e  entidades do município.

18/05 –terça-feira

10 horas  –  Carreata com saída da estação ferroviária,  vai percorrer as ruas principais da cidade .

Vídeos foram produzidos  pelo Departamento de Cultura, Conselho Tutelar e CMDCA sobre proteção e defesas de crianças e adolescentes,  que serão reproduzidos aos alunos do município.

Lixinhos para veículos e panfletos serão distribuídos nos postos de combustíveis.

As entidades estarão  divulgando  o telefone Disque 100,  para denúncia de abusos sexuais.

A data:

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída por Lei Federal em 2000. A Comissão Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil tem incentivado a que órgão locais, nos municípios, também combatam essa prática nefasta.

Em 18 de maio de 1973, a menina Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, foi sequestrada, drogada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado.

Seus agressores eram jovens de classe média alta e nunca foram punidos. Chegaram a ser julgados e condenados. Mas depois acabaram absolvidos por falta de provas. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a partir da aprovação e entrada em vigor da Lei Federal nº. 9.970/2000.

Comentários
Compartilhe