Dia do Hospital: Santa Casa realiza solenidade em comemoração a data

A vereadora Mara Valdo exibe o Certificado de Amigo da Santa Casa entre os equipamentos adquiridos para uso no Pronto Socorr
publicidade

A Santa Casa de Misericórdia de Dois Córregos realizou na tarde de sexta-feira, 02/07, solenidade em comemoração ao Dia do Hospital.

O prefeito Ruy Favaro fala durante o evento. Ao seu lado os vereadores Cristina Cruz, Tião Mazziero, Trevisan, a ex-vereadora Martinha da Saúde e o vereador Salata.

Foram entregues certificados de Amigos da Santa Casa a vereadores que destinaram recursos decorrentes de emendas impositivas que  possibilitam  atendimentos no Ambulatório de Traumas, bem como foram entregues diversos  equipamentos e mobiliários para uso especialmente no Pronto de Socorro.

O médico Paulo Scatimburgo foi um dos que assentaram um tijolo, simbolizando o inicio da construção da Ala Administrativa da Santa Casa.
publicidade

O prefeito Ruy Favaro  fez o anúncio do início do Projeto Ala Administrativa que será construída pelos alunos do Curso de Pedreiro da Escola da Construção Civil,  desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade.  Anunciou ainda o  autorizo de investimentos na Ala SUS e Maternidade.

O Dia do Hospital

O dia 2 de julho foi escolhido como Dia do Hospital por marcar a inauguração oficial da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos, feita em 1945 pelo ex-presidente Getúlio Vargas.

A inauguração foi feita no local onde já existira um hospital. Em 1543, a Santa Casa de Misericórdia de Santos foi fundada pela primeira vez por Brás Cubas (1507-1592).

Ao longo dos séculos foram sendo reconstruídos e inaugurados vários conjuntos no Hospital, mas apenas aquele inaugurado por Getúlio Vargas em 1945 existe ainda hoje.

O dia do hospital foi criado para homenagear os profissionais que trabalham na área da saúde, dentro dos hospitais, como médicos, enfermeiros, radiologistas, terapeutas, psicólogos, secretárias, faxineiras, cozinheiras, dentre outros.

O primeiro hospital do Brasil foi criado por Braz Cubas, em 1545, quando Santos ainda era um povoado de Enguaguaçu. Sendo a data de sua fundação o dia primeiro de janeiro, conhecido como o Dia de Todos os Santos, o hospital recebeu o nome de Hospital de Todos os Santos, também para homenagear o maior hospital de Lisboa, em Portugal. Desse nome, saiu também o nome da cidade de Santos.

Emendas Impositivas

Os vereadores que compunham a Câmara Municipal de Dois Córregos, na legislatura anterior,  consignaram 44 emendas parlamentares  impositivas que permite a destinação de quase 1 milhão de reais as entidades do município.

A Santa Casa de Misericórdia de Dois Córregos foi a instituição maior beneficiária de emendas que somam R$ 559.490,00, visto que todos os 9 vereadores destinaram os  50% de sua quota,  obrigatório ao serviços de saúde, ao hospital. A exceção foi do vereador Tião Maziero que destinou a totalidade,  ou seja, R$-111.898,00.

Comentários
Compartilhe