11 de agosto: Dia do Magistrado, do Advogado e Estudante

Poder Judiciário
publicidade

​A data 11 de agosto remete ao dia em que foram instituídas, no ano de 1827, pelo imperador Dom Pedro I, as duas primeiras faculdades de Direito no país: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. Assim, a sua comemoração é uma homenagem ao início do ensino superior das disciplinas jurídicas e sociais em solo brasileiro.

Tão logo se tornou independente de Portugal, o Brasil identificou a necessidade de estabelecimento do ensino do Direito no País. Dessa forma, em 1823, um projeto de lei determinou a criação das duas universidades. Mas, somente quatro anos depois, seria aprovada a lei de criação das mesmas.

publicidade

Os primeiros centros de ensino do Direito no Brasil eram também escolas de pensamento, onde eram discutidas ideias como o republicanismo, o abolicionismo e o liberalismo. Saíram delas grandes nomes como Castro Alves, Gonçalves Dias, Joaquim Nabuco e Tobias Barreto, dentre outros.

Por isso, nesta data, comemora-se o Dia do Magistrado, Dia do Advogado, Dia do Estudante e Dia da Criação dos Cursos Jurídicos.

Comentários
Compartilhe