Solicitação do CPF pode ser feita pelos canais digitais do Poupatempo

publicidade

Com a vacinação para jovens e adolescentes em São Paulo, muitos pais passaram a se interessar pela emissão do CPF, um dos documentos que pode ser exigido durante o ato da imunização. Por isso, o Poupatempo alerta que a inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) deve ser feita de forma online, e os canais eletrônicos do programa são opções que oferecem fácil acesso a mais esse serviço.

Pelo portal (www.poupatempo.sp.gov.br) e aplicativo Poupatempo Digital, já são 152 opções disponibilizadas à população, entre as quais estão inscrição / solicitação, consulta de inscrição, comprovante de inscrição, alteração de dados e regularização do CPF. Pela internet, a inscrição no CPF é gratuita. O documento também é digital, podendo ser baixado ou impresso, com o mesmo valor legal da antiga versão física do CPF.

publicidade

Vale lembrar que desde 2015, o CPF já é incluído automaticamente na Certidão de Nascimento da criança. Além disso, toda pessoa menor de 16 anos que compareça ao Poupatempo para fazer RG, caso ainda não possua inscrição no CPF, terá automaticamente um número criado, que será incluído em seu documento de identificação. Para isso, basta agendar data e horário para ser atendido no Poupatempo, comparecer ao posto selecionado com um dos pais ou responsável legal, com documento de identificação com foto, e apresentar a Certidão de Nascimento original e cópia. A foto é feita na hora e a primeira via do documento é gratuita.

Além dos serviços da Receita Federal, as plataformas digitais do Poupatempo têm opções relacionadas à Sabesp, CDHU, TRE, PGE, Instituto de Identificação (IIRGD), Detran.SP, Cetesb, secretarias da Educação, Fazenda, Desenvolvimento Econômico, Transportes Metropolitanos, Governo, com o Bolsa do Povo, e Saúde, como a carteira de vacinação digital da Covid-19, além de prefeituras.

Se o serviço desejado precisar ser realizado presencialmente, como é o caso da primeira via do RG, também é pelos canais oficiais que o usuário deve agendar data e horário para comparecer a um posto do Poupatempo.

 

Comentários
Compartilhe