Dia do Professor

publicidade

O Dia do Professor é uma data comemorativa que homenageia a importância desse profissional. Foi estabelecida aqui na década de 1960.  O Dia do Professor é comemorado no Brasil em 15 de outubro, e foi estabelecido em 1963, durante o governo de João Goulart

A data foi oficializada por meio do Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963.

DECRETO Nº 52.682, DE 14 DE OUTUBRO DE 1963

publicidade

Declara feriado escolar o dia do professor.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL, usando das atribuições que lhe confere o item I do artigo 87 da Constituição Federal, decreta:

     Art. 1º O dia 15 de outubro, dedicado ao Professor fica declarado feriado escolar.

     Art. 2º O Ministro da Educação e Cultura, através de seus órgãos competentes, promoverá anualmente concursos alusivos à data e à pessoa do professor.

     Art. 3º Para comemorar condignamente o dia do professor, aos estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias.

     Art. 4º Êste Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Brasília, 14 de outubro de 1963; 142º da Independência do Brasil; 75º da República.

JOÃO GOULART
Paulo de Tarso

Antonieta de Barros foi  a parlamentar negra pioneira que criou o Dia do Professor.

“Dia Mundial do Professor” é celebrado anualmente em 5 de outubro. A data foi criada em 1994 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), com o objetivo de ressaltar a importância e o papel fundamental dos professores na sociedade.

O primeiro professor do Brasil

Padre José de Anchieta

Em 1553, chegava ao Brasil aquele que viria a se tornar o primeiro professor no país: o padre José de Anchieta, que dava aulas para índios na época da Colônia. Sua missão era ensinar aos índios sobre o cristianismo

 

Comentários
Compartilhe