Marcio Mendes registra explosão supernova da constelação de Virgem

publicidade

Uma explosão supernova registrada pelo brasileiro Marcio Rodrigues Mendes, no interior de São Paulo (especificamente, Marcio fez o registro em Dois Córregos, município a pouco mais de 260 km da capital, depois de Bauru) mostra um brilho tão forte que, sozinho, praticamente iguala a intensidade do restante da galáxia NGC 4647, onde está localizado.

A supernova em questão foi chamada “SN2022hrs” e fica na constelação de Virgem, com sua galáxia hospedeira posicionada a 63 milhões de anos-luz da Terra. De acordo com as informações divulgadas, ela apresenta uma magnitude de +12,5 até o final da edição desta matéria.Supernova 2022hrs mostrada no detalhe da imagem: brilho intenso da explosão é quase igual ao de toda a sua galáxia hospedeira

Supernova 2022hrs mostrada no detalhe da imagem: brilho intenso da explosão é quase igual ao de toda a sua galáxia hospedeira (Imagem: Marcio Rodrigues Mendes)
publicidade

A NGC 4647 é uma galáxia em espiral – como tantas outras que você já viu aqui no Olhar Digital – que brilha em magnitude +11.3. A supernova 2022hrs está localizada a 30” a leste e 18,7” ao sul do seu núcleo. Ao que tudo indica, trata-se de uma supernova do Tipo 1, o qual ocorre quando uma anã branca deformada é que desencadeia a explosão ao invés do tradicional colapso de uma estrela de grande porte (Tipo 2). As do segundo tipo são conhecidas por darem origem aos buracos negros ou também às estrelas de nêutrons.

A julgar pelo seu brilho, é provável que a supernova fotografada pelo brasileiro brilhe por todo o fim do mês de abril e entre no início de maio.
A mesma supernova também foi registrada por brasileiro localizado em MG, exposta em tom negativo para evidenciar seu brilho
A mesma supernova também foi registrada por brasileiro localizado em MG, exposta em tom negativo para evidenciar seu brilho (Imagem: Carlos Alberto Palhares)

Um outro registro, também feito por outro brasileiro (desta vez, Carlos Alberto Palhares, de Monte Caramelo, em Minas Gerais, exibido acima) mostra a supernova em um esquema de cores revertido, ressaltando ainda mais a sua capacidade luminosa.

fonte: Veja foto de supernova da constelação de Virgem registrada por brasileiro – Olhar Digital

Comentários
Compartilhe