Detran.SP lança “caça-peças” para cidadão não cair numa roubada em comércio ilegal

Nova ferramenta de busca, o “Peça Legal”, oferece segurança para que usuário compre componentes de boa procedência e não frutos do crime organizado

publicidade

Com o objetivo de combater o mercado de produtos roubados, o Detran.SP lança a ação “Peça Legal”, um sistema digital que mostra se o produto desejado possui procedência e originalidade. A funcionalidade evita o que o cidadão seja vítima do comércio de peças oriundas de furto ou roubo de veículos. A vantagem é que o usuário tem a garantia de que o produto é legal.

A nova funcionalidade digital está disponível pelo aplicativo do Poupatempo. Nela, o cidadão consegue saber também quais são as empresas de desmontes credenciadas junto ao Departamento de Trânsito que possuem os itens procurados pelos consumidores.

publicidade

Ao comprar peças cadastradas nessas empresas, além de ter a segurança de adquirir produtos de origem legal, o cidadão ajuda a combater o comércio de itens frutos de furto ou roubo de veículos e assegurar que empresas idôneas continuem atuando no mercado. Em caso de irregularidades, o cidadão pode colaborar com a fiscalização denunciando desmanches clandestinos à Ouvidoria do Detran.SP, pelo portal www.detran.sp.gov.br, na área de “Atendimento”.

Como funciona?

Para realizar a pesquisa, é necessário acessar o aplicativo Poupatempo Digital, disponível para celulares com sistema operacional Android ou iOS, acessar “Serviços”, na sequência o campo “Veículos” e “Consulta de peças”. Depois, basta fazer a busca das peças disponíveis nas empresas registradas pelo Detran.SP.

 

A pesquisa pode ser feita por tipo de veículo, como automóvel, motocicleta, caminhão e ônibus. Basta centralizar o código disponível no componente no meio da tela do celular ou do tablet para obter informações de cada peça. A verificação exibe o tipo, a marca, o modelo e o ano do veículo, além de identificar qual a empresa registrada que oferta a peça.

Confira o passo a passo abaixo

Passo 1

Passo 2

Passo 3

Passo 4

Segue link com tutorial explicativo sobre uso do sistema Peça Legal: https://youtu.be/jHDrwrgwooQ

Comentários
Compartilhe