Secretário de Agricultura visita Festa da Macadâmia

Francisco Matturro, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, participou no sábado, 04/06, da 10ª Festa da Macadâmia de Dois Córregos. 

O Secretário da Agricultura na barraca com voluntários do Instituto Estação das Luzes
publicidade

O secretário percorreu o local com barracas de diversas entidades beneficentes do município, que comercializam produtos também com  macadâmia. Matturro concedeu entrevista à rádio local, onde destacou programas como o Segurança no Campo e o Melhor Caminho e falou dos Arranjos Produtivos Locais (APL), nos quais a macadâmia está incluída.

Francisco Matturro, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

publicidade

Na Centro de Eventos Oridio Maziero,  com o prefeito Ruy Favaro e de José Eduardo Camargo, presidente da Associação Brasileira de Nozes e Castanhas

PRODUÇÃO

O Município de Dois Córregos é um dos maiores produtores nacionais de macadâmia. São Paulo é o estado responsável pela maior produção nacional. O consumo da noz traz diversos benefícios para a saúde, como auxiliar a reduzir o risco de doença cardiovascular e a reduzir as taxas do colesterol ruim. Além disso, são ricas em nutrientes, tais como fósforo, cálcio e manganês.

Outra área de atuação é a produção de óleo usado como base de cosméticos, sendo amplamente conhecida pelo seu poder hidratante, por ser rica em ácido palmitoléico. Isso permite que o óleo hidratante atinja até a sétima camada da pele. Está em andamento um estudo em conjunto com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para o uso do óleo de Macadamia para o consumo humano, em forma de cápsulas, identificando todos os benefícios a saúde da ingestão diária do produto.

 

 

Comentários
Compartilhe