Mercado farmacêutico se despede do doiscorreguense Pedro Zidoi

publicidade

Um dos ícones do varejo farmacêutico nacional, Pedro Zidoi,  faleceu às 13h de domingo, dia 24/07. O empresário e dirigente destacou-se como presidente da Associação do Comércio Farmacêutico (ABCFARMA) entre 1973 e 2022, além de ter exercido a mesma função por 29 anos no Sincofarma/SP – Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo.

Aos 94 anos e natural de Dois Córregos (SP), Zidoi deixa a esposa Maria Helena, os filhos Luis Roberto e Pedro Maurício, noras, netos, bisnetos e um grande legado para as farmácias brasileiras. Foi um participante ativo do trabalho em defesa da modernização do setor.

publicidade

O velório  e sepultamento aconteceram  no Cemitério Gethsêmani, Morumbi, em São Paulo.

Foto: Guto MarcondesInício da carreira de Pedro Zidoi

Sua vida profissional teve início como a de muitos empreendedores. Aos 14 anos, começou sua carreira na Farmácia Central, localizada em Dois Córregos.

O proprietário era o farmacêutico Romão Grael, seu primeiro professor. Em uma cidade com apenas três médicos e uma Santa Casa, a loja funcionava também como um centro de saúde e fez Zidoi assimilar desde cedo o verdadeiro papel do varejo farmacêutico.

Aos 18 anos, Zidoi deixou seu município natal rumo à capital paulista em busca de novas oportunidades. Trabalhava durante o dia e estudava à noite, período em que fez vários cursos técnicos e o ajudou a se tornar gerente de farmácia. Aos 22 anos, comprou seu primeiro estabelecimento.

Ele também adquiriu outros negócios na indústria farmacêutica e de embalagens. Mas a ligação com a farmácia falou mais alto. Clientes fiéis da Farmácia São Miguel, no bairro paulistano do Brás, o conheciam carinhosamente como Pedrinho da Farmácia.

Dirigente setorial incansável

Muito além da trajetória empreendedora, Pedro Zidoi decidiu lutar em prol do varejo farmacêutico por meio da atuação em importantes entidades ligadas ao setor e ao comércio em geral. Assumiu a presidência da ABCFARMA em 1973. Desde então,  a entidade assumiu papel de destaque em conquistas como a liberação da venda de outros produtos nas drogarias.

Em 2019, outra importante reivindicação da entidade foi atendida. A Deliberação nº 5 do CRF-SP adiou por tempo indeterminado a obrigação das farmácias e drogarias de manterem um responsável técnico farmacêutico durante todo o período de funcionamento do estabelecimento, incluindo os horários de intervalos para refeição e descanso.

Zidoi conciliou a direção da ABCFARMA e do Sincofarma/SP com atuações como membro da Academia Nacional de Farmácia, diretor da FECOMÉRCIO/SP, conselheiro do SENAC-SP, conselheiro executivo da Câmara Brasileira de Produtos Farmacêuticos – CBFARMA e da Confederação Nacional do Comércio. Também foi membro do Conselho Deliberativo da Associação Comercial de São Paulo e vice-presidente da GS1 Brasil. Além disso,  em 2007 foi agraciado pela Câmara Municipal de São Paulo com o título de Cidadão Paulistano e recebeu, em 2019, o prêmio Personalidade do Ano das mãos da Abrafarma, em razão dos 60 anos da entidade.

Ele foi, sem dúvida, a maior referência que um dirigente do varejo farmacêutico poderia construir e deixar como exemplo – inclusive em sua histórica farmácia no bairro do Brás, onde atendeu cada cliente como se fosse o único, por mais de 50 anos”

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico –https://panoramafarmaceutico.com.br

 

Comentários
Compartilhe