ESPAÇO LIVRE – VISITE DOIS CÓRREGOS ANTES QUE SE ACABE (10)

publicidade

EDMEU CARMESINI –

Como adverti, a expressão acima que se tornou o título dos sucessivos artigos, foi estampada em algum barranco por um gaiato que só quis fazer piada à custa de nossa terra e nada mais que isso. Na época, francamente injusta, pois nosso município era florescente como poucos. Contudo, com o passar dos anos e a entrega em série de nossos bens a outras terras e a outra gente, quase se justifica, muito embora tenhamos cá as nossas conquistas e principalmente no setor privado, uma vez que nossos governantes teimam em fazer o óbvio e não se preocupam em projetar-nos para o futuro. Perdemos muito, é verdade.

publicidade

Por exemplo, altas autoridades nos abandonam, não pensam em morar aqui. Quando lembram-me altas figuras como os juízes Joaquim Bandeira de Mello, Maércio Sampaio, os promotores Agripino de Souza, Fernando Tourinho, os delegados Amoroso Neto e Ferreira de Castilho, entre outros, integrados em nossa sociedade e lutando em campanhas beneméritas e sociais, concluímos que estamos perdendo importância e estima. Ninguém mais quer residir aqui, até parece que o ar é pestilento e a água salobra.

A lei que obriga a autoridade a residir na cidade tornou-se inútil e é alvo de chacota. Vamos às perdas mais tristes, estas, sem que pudéssemos resistir, pois foi a vontade de Deus: foram embora Tula, os três Simões, Inácio, Janjão e Fernando; acenaram seus lenços Lemão Chaddad, Antônio Capuzzi, Benedito Guerreiro e, agora, Faraildes; disseram adeus Alcides Zanetta, Antônio Carmesini, Gilberto Camargo, Clineu, Eulo Vicentini, Nene Francisconi, Antônio Rosseto, Ercole Vanoni, Romelio Ninno, Lino Travaglia e tantos outros, omitidos não por injustiça e nem esquecimento, mas somente por falta de espaço neste artigo e que tanto lutaram por nossa terra. Quando entre nós, usavam esses nomes, mas agora, todos se chamam… saudade.

E assim, em minha última fala elenquei o que perdemos. Pelo menos do que me recordo. Quem quiser, que conte outra, pois também já vou indo.

Comentários
Compartilhe