NOTAS DO TURISMO PAULISTA –

publicidade

CAPITAL DA JABUTICABA

Oficialmente a capital da Jabuticaba é a cidade de Casa Branca, distante da capital paulistana em apenas 230 km de boas estradas.

publicidade

Entre setembro e novembro é o ápice da colheita.

Em Casa Branca (SP) mais de 20 mil pés de jabuticaba.

Os turistas adoram a visitação entre os pomares com mais de 21 mil pés de jabuticaba ao seu redor.

Mas, a cidade oferece outros agradáveis atrativos, incluindo o conhecido Morro de Nossa Senhora do Desterro.

Há também as chamadas ‘Voçorocas”.

CASA BRANCA

Quando o transporte por trens era muito importante entre nós, a Cia. Mogiana de Estrada de Ferro tinha na cidade de Casa Branca uma das mais belas ‘Garagens’ de locomotivas.

Era circular, e todas as locomotivas ficavam viradas para um centro, o qual girava a fim de melhor ‘estacionar’ de ré aquelas locomotivas.

A cidade de Casa Branca oferece muitos prazeres aos turistas. Um povo hospitaleiro, um clima sempre agradável, e uma boa gastronomia, seja em pizzarias, seja em cantinas. Visite Casa Branca. Você vai gostar.

ARTESANATO EM TAMBAÚ

Sem contarmos com os atrativos gerados pelos milagres realizados pelo Padre Donizetti (que a Igreja católica brasileira demorou para ajudar), a cidade de Tambaú destaca-se em diversos tipos de cerâmica artística.

Cerâmica Artística ABC, atração em Tambaú, SP.

Um torno mecânico trazido da Itália nos primórdios e a chegada da tecnologia da época originaram a primeira indústria de telhas francesas.

Hoje a cidade tem uma centena de empresas do ramo, muitas delas se dedicando à cerâmica artística.

Quando você for para Tambaú por motivos religiosos ou outro motivo qualquer, reserve um tempo para explorar tudo o que Tambaú oferece no setor de artesanato.

O eficiente Departamento de Turismo da Prefeitura está sempre à disposição para amparar os visitantes (19) 3673-9506.

PROFISSÃO:  GUIA

Guia De Turismo, sempre importante em nossos passeios

Com o tempo, a profissão se pacificou e, devagar, assumiu as atuais características. Hoje, o Guia De Turismo é um especialista em relações públicas, alguém com facilidade para aprender línguas, boa cultura em geral, bons conhecimentos do local onde vive e dos locais que visita, capacidade de decisão e liderança, criativo, paciente, simpático, social, entre uma infinidade de outras qualidades, congênitas e adquiridas.

Da mesma maneira como recomendamos ao Turista sempre consultar uma Agência de Viagens, recomendamos a esta última que mantenha uma equipe (permanente ou esporádica) de Guias De Turismo devidamente credenciados e capacitados.

Se houver dificuldade para encontrar, consulte o Sindicato dos Guias (Sindegtur) do seu Estado. Em São Paulo (11) 3327-2104 (até 12h00’)

GASTRONOMIA EXIGE CUIDADOS

A gastronomia é um dos fatores mais importantes no turismo em qualquer parte do mundo. Por isso, são importantes igualmente os cursos de gastronomia. Em São Paulo a Faculdade Hotec é destaque.

Professora Mestre Beatriz de Carvalho

Assim, o Congresso do Turismo Paulista foi buscar a professora Beatriz de Carvalho para um painel especial sobre o assunto e abordando o panorama sobre os cursos superiores de gastronomia no Brasil.

A palestrante é mestre em educação com dissertação de mestrado voltada à área da docência na gastronomia; graduada em pedagogia pela Puc-SP; especializada em psicopedagogia clínica pela Universidade Mackenzie; coordena o curso de gastronomia e é diretora pedagógica da Faculdade Hotec.

                              (texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 

Comentários
Compartilhe