Dois Córregos na revolução de 32

publicidade

Dois Córregos teve importante participação na Revolução Constitucionalista de 1932, acontecimento cujo Estado de São Paulo, há alguns anos, reconheceu como um dos mais importantes da sua história a ponto de ser decretado feriado estadual no dia 9 de julho

Segundo relato do historiador Anor Scatimburgo, no livro Painéis Históricos de Dois Córregos,   reportando-se a notícias publicadas àquela época no jornal O Democrático, vários jovens de Dois Córregos incorporaram-se ao Batalhão da Capital para lutar em favor da causa de São Paulo.

publicidade

O relato do livro aponta que seguiram para a luta, Oscar Novakoski, Napoleão Corazza, Alvides Zanetta, Domingos Piva, Pedro de Oliveira Lima, Décio da Silveira Neuber, Rino Cera, Vicente Napolitano, Antonio Rizziti e Pedro Carmesini, dentre outros.

O livro ainda informa que foi montada, na cidade, uma comissão para arrecadar fundos para ajudar o Estado a manter o combate contra o governo federal. Os donativos eram feitos em dinheiro ou em peças de ouro. Ao todo foram arrecadados 6 contos e 281 mil-réis, que era verdadeira fortuna na época.

Ainda, autoridades constituídas no município programaram vários eventos, incluindo discursos em ambientes fechados e em praça pública, em favor da causa paulista. Também foi organizado um fundo de assistência às famílias dos soldados combatentes de Dois Córregos, que passaram a sofrer privações em face da seguida para o campo de combate dos chefes de família ou dos filhos.

A Revolução de 1932

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um levante organizado pelo Estado de São Paulo, contra o governo federal ditatorial, então comandado por Getulio Vargas. O gaúcho Vargas tomara a presidência por meio de um levante nacional, em 1930.

Sua proposta era instalar um estado democrático, destinado a acabar com o vício das oligarquias paulista e mineira, que revezavam os presidentes, um de cada Estado, no poder, a cada mandato. Entretanto, instalou um estado ditatorial, fechando o Congresso Nacional e os legislativos dos Estados. Ainda, nomeou interventores para os Estados e até para as prefeituras.

Passados quase dois anos de governo, Vargas não dava a mínima mostra de intenção de fazer uma nova Constituição para o país, capaz de fazer o Brasil voltar à normalidade democrática. São Paulo se levantou em favor da causa constitucionalista, chegando às armas.

São Paulo, que inicialmente iria contar com o apoio de outros Estados da federação, acabou ficando sozinho no confronto e foi derrotado no campo de batalha. Mas, conseguiu seu intento, uma vez que o governo federal acabou tendo de levar avante o projeto de fazer uma nova constituição para o Brasil.

Comentários
Compartilhe