“A DIVINA COMÉDIA: INFERNO” filme será produzido por Torrinhense

publicidade

Nas mãos de PIERO BUZATTO, cidadão Torrinhense a temática obra “A Divina Comédia” escrita pelo renomado poeta Italiano ‎Dante Alighieri vai virar filme.

Contando com diversas parcerias, entre elas o grupo de Teatro “Trupe Alcateia” da cidade de Itapuí e a empresa de publicidade e propaganda “Titan Studio”, Piero Buzatto irá dirigir essa incrível obra que a séculos vem instigando a curiosidade de pessoas do mundo todo.

publicidade

O FILME

O filme será o primeiro de uma sequência de três obras ao qual o telespectador poderá acompanhar a história da incessante luta para a conversão de um pecador ao caminho de Deus.

A obra apresentará a passagem de Dante pelo inferno e seus 9 círculos descritos pelo Autor, contando com diversas figuras importantes na época como Brutos, Caio e Judas além de criaturas mitológicas, como Medusa e Cérbero.

O protagonista é o símbolo do ser humano vulgar e representa o cidadão comum, que tem dúvidas, hesita, é tentado pelo mal.

O projeto consiste em filmagens realizadas com chroma key para que cenários em 3D sejam construídos e aplicados ao fundo, permitindo mais liberdade com a criação e mantendo a originalidade da obra.

As atuações serão todas teatrais e com roteiros adaptados aos costumes cinematográficos e linguagem atualizada, além de contar com um leve toque “shakespeariano” afim de manter o romantismo da obra.

O making-off das gravações e os bastidores desse magnífico projeto já podem ser acompanhados nas redes sociais através dos links:

Facebook: www.facebook.com/adivinacomediaofilme/

Youtube: www.youtube.com/channel/UC-vu3RSKodFhNT9NbPPC5BA/featured

BREVE SINOPSE DA OBRA

A “Divina Comédia” é um clássico da literatura mundial escrito pelo autor Dante Alighieri no início do século XIV, durante o Renascimento.

A extensa obra é toda composta em versos e dividida em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Cada uma delas possui exatamente 33 cantos, com mais um a título de introdução, a obra soma 100 cantos, número que significaria a perfeição da perfeição, conforme afirmam estudiosos. Além do próprio Dante, três são os personagens principais: Virgílio, guia no inferno e purgatório, Beatriz guia no paraíso terrestre e São Bernardo, guia nas esferas celestes. A obra soma também 14.233 versos em, a partir de então chamados, “tercetos dantescos”.

A Divina Comédia foi escrita em florentino e pretendeu fazer uma síntese enciclopédica do conhecimento científico e filosófico da Idade Média. A obra revolucionou a cultura mundial, sendo até hoje objeto de inúmeras discussões e estudos científicos, inclusive cobrada em concursos e vestibulares no Brasil.

Traz consigo diversos simbolismos, apresentando quatro sentidos sobrepostos: literal, moralalegórico e místico. Também propõe que a Terra está no meio de inúmeros círculos concêntricos que formam uma Esfera armilar e o meridiano onde estaria localizado Jerusalém atualmente. Também corresponderia ao lugar onde Lúcifer caiu dividindo a Terra Santa e o Portal do Inferno.

Comentários
Compartilhe