Campanhas contra ‘Pólio’ e de Multivacinação para crianças e adolescentes

2,1 milhões de crianças com menos de cinco anos devem ser imunizadas contra poliomielite; prevenção de 20 doenças é garantida com atualização de carteirinhas para quem tem até 14 anos

Campanha de vacinação vai até 30 de outubro | Foto: Sumaia Villela / Agência Brasil / CP
publicidade

O Governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (2) o início da Campanha de Vacinação de Poliomielite e Multivacinação a partir da próxima segunda-feira (5). O objetivo é atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos de idade, reforçando a proteção contra paralisia infantil (polio) nos menores de 5 anos.

Para garantir a prevenção contra a poliomielite, pais ou responsáveis por crianças entre 1 ano a menores de 5 anos deverão levar os pequenos para receber a “gotinha” (vacina oral, VOP).  A revacinação contribui com a redução do risco de reintrodução do vírus no Brasil – hoje, há circulação no Afeganistão e Paquistão.

publicidade

Simultaneamente, a campanha de multivacinação será focada na atualização de carteiras vacinais de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. A finalidade é que pessoas nessa faixa etária recebam doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes, garantindo assim a devida proteção contra vírus que circulam no território.

13 tipos de vacinas

Os pais ou responsáveis devem levar as crianças a um dos postos de saúde localizados no município com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.

No total, serão oferecidas 13 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças:

  1. BCG (tuberculose);
  2. Rotavírus (diarreia);
  3. Poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil);
  4. Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib);
  5. Pneumocócica;
  6. Meningocócica;
  7. DTP;
  8. tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
  9. HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais);
  10. Febre amarela,
  11. Varicela e
  12. Hepatite A.
  13. Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Serão mobilizados cerca de 30 mil profissionais de saúde até o dia 30 de outubro, prazo definido pelo Ministério da Saúde na campanha nacional. O Dia de Mobilização (“Dia D”) será 17 de outubro, com postos abertos no sábado.

Comentários
Compartilhe