Concurso oferece a municípios oportunidade de intercâmbio com cidade europeia

 Programa Parcerias Municipais incentiva disseminação de experiências que impactaram positivamente a vida dos cidadãos 

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), por meio do Programa Parcerias Municipais e em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais (SERI), tem buscado oportunidades para o compartilhamento de boas práticas urbanas.

A novidade agora é que os municípios paulistas poderão participar do concurso “Inovação Urbana Innopolis 2020”, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para premiar governos e agências de desenvolvimento que implantaram boas práticas para enfrentar os desafios urbanos, destacando a boa capacidade de gestão e inovação das cidades da América Latina e do Caribe. As inscrições vão até o dia 22 de novembro.

publicidade

Os municípios poderão apresentar iniciativas em desenvolvimento ou concluídas que foram transformadoras e impactaram positivamente o meio ambiente urbano e a qualidade de vida dos paulistas em ao menos uma das seguintes áreas: Covid-19; Reativação da economia e emprego local; habitação; mobilidade e conectividade; Sustentabilidade urbana e econômica.

Para participar do prêmio, a Prefeitura deve preencher um formulário online disponível em: https://bity.live/dWx7MJZJ

A SDR e a SERI produziram um vídeo tutorial para auxiliar os municípios paulistas na inscrição para a iniciativa, disponível em: https://bity.live/zOn8y9aQ

 Cronograma do Concurso

As inscrições poderão ser feitas até 22 de novembro. No mesmo dia inicia-se o processo de filtragem e separação de propostas, de acordo com as cinco áreas temáticas, que vai até o dia 2 de dezembro. De 2 a 16 de dezembro será realizada a seleção de 10 propostas finalistas por comitê de especialistas. Em 18 de dezembro as propostas finalistas serão divulgadas. Em janeiro de 2021, em oficina conduzida por especialista acadêmico, as 10 propostas serão documentadas e convertidas em uma série de estudos de caso que serão publicados pelo BID. Em março, os três estudos de caso vencedores receberão reconhecimento pelo BID.

 Premiação

As três cidades vencedoras serão reconhecidas formalmente pelo BID, além de poderem realizar programa de intercâmbio com uma cidade da Europa conhecida por inovação urbana, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e práticas de inovação em nível internacional.

 

Comentários
Compartilhe