Deslizamento ameaça lagoa de esgoto

A autarquia Saaedoco, de Dois Córregos aguarda laudo técnico; Cetesb diz que irá cobrar ações imediatas para evitar dano ambiental

Se a lagoa de Dois Córregos romper, dejetos podem atingir rio Jaú. foto reprodução/ Luizinho Andretto
publicidade

por Lilian Grasiela/JCNET

Dois Córregos – Deslizamento de terra em uma das lagoas da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Dois Córregos (73 quilômetros de Bauru) virou alvo de preocupação na região. O risco de rompimento da estrutura, com consequente despejo dos dejetos no rio Jaú, levou vereador de Jaú a solicitar vistorias da Defesa Civil do seu município e da Prefeitura de Dois Córregos no local.

O vereador jauense Luizinho Andretto (Republicanos) conta que, nesta sexta-feira (19), foi até o local, acompanhado pelo Corpo de Bombeiros, e constatou a extensão do deslizamento de terra. “A denúncia chegou até mim devido a preocupação da proximidade dos tanques com o rio Jaú”, explica.

publicidade

“Nesta circunstância, onde o rompimento afetaria diretamente o nosso rio e a minha cidade, busquei junto aos órgãos competentes, em Jaú e Dois Córregos, informações sobre o real risco de desmoronamento para que possamos nos adiantar quanto às medidas de proteção e, assim, evitar um mal maior”.

Em nota, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Dois Córregos (Saaedoco) informou que, em virtude das fortes chuvas ocorridas nos últimos meses, o principal talude da ETE sofreu deslizamentos parciais de terra.

“A autarquia providenciou uma parceria junto a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para avaliação geotécnica sobre condições dos taludes do aterro sobre o qual foram executadas as lagoas de tratamento do sistema de esgoto, construídas em 2009 pela extinta Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo)”, revela.

Também em nota, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que, “considerando que a ação a ser desenvolvida pela UFSCar é de médio prazo, o Saaedoco será notificado para que adote ações imediatas para evitar que o esgoto atinja o corpo d’ água”.

Comentários
Compartilhe