TV TEM passa a integrar a maior iniciativa voluntária de cidadania corporativa do mundo

Emissora afiliada à TV Globo ingressa na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da ONU para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção de boas práticas

Cubos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na sede da TV TEM
publicidade

A TV TEM, emissora afiliada à TV Globo com presença em 318 municípios do interior do Estado de São Paulo, acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).

A iniciativa do órgão internacional visa mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

publicidade

Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, dando a seus membros acesso a ferramentas que contribuem para ampliar o envolvimento de seus membros com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área.

Também possibilita a participação em programas locais e internacionais, incluindo grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS. Com mais de 15 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com mais de 1.100 membros no Brasil, que possui a terceira maior rede no mundo.

A integração da TV TEM ao Pacto Global é estabelecida mediante o compromisso de se reportar anualmente o seu progresso em relação aos dez princípios. Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade. Antes de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, a emissora já era signatária dos ODS, sendo a primeira emissora de televisão do País a se associar ao programa da ONU.

“Com a adesão ao Pacto Global, reforçamos nosso compromisso com os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável do planeta, dois temas que sempre fizeram parte dos valores da organização”, explica Vinicius Garrido, CEO da TV TEM.

Alguns projetos da emissora já caracterizam esse propósito, como a plataforma “Parte de VC!”, lançada em agosto de 2019, com o objetivo de reforçar os ODS e que engloba todas as frentes. Fazem parte da plataforma iniciativas como campanhas de arrecadação de alimentos, mutirão de coleta de entulhos para prevenir enchentes e doenças como a dengue, mega plantio de árvores, cursos e eventos de capacitação, entre outras.

“Todas essas ações, somadas às campanhas institucionais e conteúdos produzidos pelos telejornais e programas da TV TEM, são exemplos do nosso comprometimento e promoção de iniciativas que colaborem, efetivamente, com as comunidades onde atuamos”, finaliza Garrido.

Mais informações sobre o Pacto Global podem ser acessadas em www.pactoglobal.org.br

 

Comentários
Compartilhe