Navio Homero Krähenbühl faz teste de inclinação

Foto: Internotícias
publicidade

O navio fluvial Homero Krähenbühl, em fase final de construção no Estaleiro Igaraçu, em Igaraçu do Tietê,  passou por um importante teste de segurança, a Prova de Inclinação, realizada  quinta-feira, 15/07.

Esta prova determina a posição real do centro de gravidade, o grau de estabilidade e a capacidade de carga da embarcação, itens fundamentais para uma navegação segura e confiável.

Foto: Internotícias
publicidade

Os testes foram aplicados por tecnólogos navais da Nauplan Consultoria Naval, de Barra Bonita e do Estaleiro Igaraçu e acompanhados por auditores do Bureau Colombo, sociedade classificadora do Rio de Janeiro que inspeciona as obras de construção do NM HOMERO KRÄHENBÜHL.

A Prova de Inclinação se insere no processo denominado em inglês “As Built”que significa, ao pé da letra, “como construído”. Ou seja, no caso naval, como uma embarcação foi projetada e como se deu a obra definitiva. Se as características foram mantidas e o navio, depois de pronto, se enquadra nas especificações originais.

Foto: Internotícias

Em termos práticos o teste consiste na movimentação de quatro contêineres cheios de água no convés do tijupá, o mais alto do navio. Cada contêiner pesa uma tonelada e os quatro são colocados em oito posições alternadas e diferentes, nos dois bordos da embarcação. Os resultados da inclinação são aferidos e comparados em pequenas mangueiras de nível instaladas em pontos estratégicos do barco.

O NM HOMERO KRÄHENBÜHL protocolou pedido na Marinha do Brasil para desatracar ainda este mês e realizar testes de eclusa e amarração no cais definitivo, o Píer 37, em Barra Bonita.

Comentários
Compartilhe