NOTAS DO TURISMO PAULISTA

Primeiros fornos de fundição em Araçoiaba da Serra, datados de 1591. Foto Paulo Li.
publicidade

BALONISMO EM ARAÇOIABA

Quem tem vontade de um passeio de balão pode realizar o seu sonho bem perto da capital, na cidade de Araçoiaba da Serra, localizada na região metropolitana de Sorocaba.

Balonismo em Araçoiaba da Serra (SP).
publicidade

Fica cerca de 100 km da capital por boas estradas.

Aquela cidade recebe apreciadores do balonismo de todo o país, até porque o seu clima e o relevo da região são propícios para a prática.

Em Araçoiaba da Serra já aconteceram etapas do Campeonato Nacional de Balonismo.

Os interessados nesse agradável passeio pernoitam num dos seus hotéis, pois os balões sempre decolam bem cedo (15) 5031-0807.

MORRO DE ARAÇOIABA

O Morro de Araçoiaba é um maciço de cerca de 5.000 hectares, com altitudes entre 550 e 970 metros, destacando-se por ser um local onde ainda há fragmentos florestais relevantes.

Morro de Araçoiaba. Foto Sindicato dos Metalúrgico de Sorocaba e Região.

É também conhecido como Morro Ipanema.

Em parte desse morro encontra-se a Floresta Nacional de Ipanema, uma unidade de conservação federal, criada em 1992, a qual, além do patrimônio natural, possui um patrimônio cultural histórico importante, pois na região encontra-se a Fazenda Ipanema, antigo centro de forjas da época do império.

HISTÓRICO DE ARAÇOIABA DA SERRA

     Araçoiaba da Serra começou a se formar em uma região que, desde meados do século XVI, vinha sendo percorrida por bandeirantes em busca de ouro.

Primeiros fornos de fundição em Araçoiaba da Serra, datados de 1591. Foto Paulo Li.

Por volta de 1589, Afonso Sardinha e um grupo de pessoas instalaram-se nas margens do ribeirão Ipanema, no sopé da serra Araçoiaba, com o intuito de prosseguir com suas explorações.

Em lugar de ouro, Sardinha encontrou minério de ferro em grande quantidade.

Alguns mineradores construíram, então, um forno na margem do ribeirão para melhor explorar as jazidas, formando as bases de um dos primeiros beneficiadores de ferro do país.

OUTROS ATRATIVOS

Entre as atrações turísticas de Araçoiaba da Serra temos as ruinas do Morro de Araçoiaba, o Lago Municipal localizado num Parque Balneário, e uma misteriosa pirâmide nos arredores da cidade com todas as características do povo Inca.

Situada ao norte do perímetro urbano da cidade está a Floresta Nacional de Ipanema, também conhecida como “Flona”, com cascatas, lagos e piscinas naturais.

Ar puro, aconchego e tranquilidade em meio à hospitalidade interiorana, Araçoiaba da Serra é o lugar ideal para quem queira descontrair e relaxar.

Araçoiaba da Serra (SP).

A sua prefeitura se esmera em bem atender (15) 3281-1162.

E Araçoiaba da Serra será destaque no próximo Salão São Paulo de Turismo, nos dias 3 e 4 de agosto, no Centro de Eventos São Luís, na região da avenida paulista em São Paulo.

SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO

Várias cidades turísticas já estão com estande garantido para o nosso 19º. Salão São Paulo de Turismo que acontecerá em agosto.

Salão São Paulo de Turismo, oportunidade de bons negócios

Depois de todos os problemas pelos quais passamos, e com a abertura cuidadosa que temos agora, as cidades que anseiam por turistas estão ávidas para mostrar o seu potencial e os seus atrativos.

Elas sabem que vão se mostrar para os profissionais do turismo, agências operadoras de turismo, imprensa especializada e demais atores atuantes no setor.

A sua cidade precisa participar. Informe-se dos detalhes pelos telefones (11) 3758-0142 e (11) 9.5987-7490.

                 Jarbas Favoretto, MTb 32.511

 

 

Comentários
Compartilhe