Posição de Dois Córregos no ranking IGM/CFA não reflete a realidade

publicidade

Matéria divulgada neste jornal on-line referente à posição que Dois Córregos ocupa no IGM – Índice de Governança Municipal, catalogado pelo CFA – Conselho Federal de Administração, não reflete a realidade ranqueada. Não se está aqui contestando a autenticidade da notícia, porquanto, pelo que demonstram os números insertos no levantamento, o município está na posição 437 de 551 do Grupo 4, que reúne localidades com população de 20.001 a 50 mil habitantes e PIB per capita acima de R$ 14.460,00.

Essa classificação, em comparação com cidades da região do mesmo grupo e porte, como Brotas e Barra Bonita, representa distância considerável. Enquanto o Índice CFA de Governança Municipal de Brotas é 7,98 e o de Barra Bonita 7,77, o apurado para Dois Córregos soma 6,23, ensejando a ideia de que a cidade esta sendo (ou foi) mal governada. Enquanto entre os 645 municípios paulistas Brotas está na 75ª posição e Barra Bonita na 130ª, Dois Córregos figura muito mais abaixo.

publicidade

Todavia, o vasculhar dos dados aponta o problema. Não do município, mas dos dados do levantamento. Em relação a Dois Córregos, grande parte dos itens relativos à área de finanças está sem informação. Assim, não há dados referentes aos itens “Receita Própria”, “Gastos com Pessoal”, “Capacidade de Investir”, “Liquidez” e “Custo da Dívida”. Logo, enquanto em Finanças Brotas teve o índice 7,10 e Barra Bonita 6,59, Dois Córregos obteve 2,56, número que foi computado na formulação da média geral.

Isso fica claro nas “Notas metodológicas” do levantamento, quando diz que “Nas situações onde o município não tenha informação, será atribuída a nota 0 e calculada a nota com as demais informações disponíveis”. Essa mesma situação, também na área de finanças, atingiu, por exemplo, o índice da cidade de Xaxim, do interior de Santa Catarina, de população equivalente a Dois Córregos, mas de renda per capita superior, que no ranking do Grupo 4 ficou ainda uma posição abaixo de Dois Córregos.

No mais, com pequenas variações, os números do levantamento, na comparação entre Dois Córregos, Brotas e Barra Bonita, guardam similaridade. Apenas a título de exemplo, analisando duas áreas essenciais, Saúde e Educação, em ambas consta que Dois Córregos investiu mais que Barra Bonita e Brotas mais que as duas. Não muito distante disso está Bariri, que ficou na 127ª posição no grupo. Igaraçu do Tietê é cidade com população equivalente, mas que faz parte de outro grupo por ter renda per capita menor.

Outro fator a considerar é que esse tipo de levantamento não reflete, necessariamente, a realidade de momento. Ocorre que significativa parte dos dados utilizados é de 2016 e 2017. Dos 29 itens compilados, apenas sete são de 2018. O que é normal nesse tipo de avaliação. Seja como for, amostras desse tipo são válidas, inclusive para correção de eventuais distorções. Não é comum, porém, como aconteceu nesta, a ausência de dados importantes que comprometem demasiadamente o resultado final.

A própria organização do levantamento, entretanto, alerta: “Existem diferentes sistemas que apuram a mesma variável dentro do Governo federal, utilizando diferentes metodologias, e isso pode gerar distorções nos dados”. E mais: “O Governo federal está constantemente atualizando suas bases de dados a partir das informações enviadas pelos municípios em função de problemas como erros de preenchimento ou reprocessamento. Dessa forma, é possível existir diferença de informações dependendo do dia da extração da informação”.

J A Voltolim

Comentários
Compartilhe