Não foi a primeira vez

publicidade

Dias atrás alguns vereadores à Câmara Municipal de Dois Córregos, que integram o segmento de oposição à atual gestão, apresentaram projetos de lei que, se aprovados, promoveriam mudança, no atacado, de nomes de vias públicas da sede do município. A pretensão não foi adiante, porque a repulsa da população foi imediata. Principalmente pelas redes sociais. O assunto já foi comentado neste espaço, mostrando que a iniciativa afrontava a legislação vigente, a história da cidade e o interesse público.

Fato é que esta não foi a primeira vez que isso aconteceu. No final de 1982, os vereadores de então aprovaram lei que mudou praticamente todos os nomes das vias publicas do Parque Aparício de Barros Fagundes. Inicialmente aquele bairro tinha nomes de flores. Avenidas – das Orquídeas, dos Girassóis, dos Lírios, das Violetas, das Rosas; ruas – das Margaridas e dos Cravos. Foram trocados por nomes de pessoas. Pela mesma lei, a Rua Prudente de Moraes teve o nome mudado para Rua João de Oliveira Simões.

publicidade

Ainda antes, no segundo semestre de 1976, houve outra mudança de nomes no atacado. Na ocasião, as avenidas 2,11, 12, 13 e 14, todas da área central da cidade, passaram a ter denominações de pessoas. Em maio de 1980, outras duas alterações importantes foram efetivadas: a então Rua Jorge Tibiriça passou a se chamar Rua Antonio Bertelli e a Rua Altino Arantes se tornou Rua Dr. Voltaire Nogueira dos Santos. Em 1990, a Avenida da Saudade foi redenominada Avenida Dr. Joaquim Roberto de Carvalho Pinto.

Muito provável que foi por conta dessas mudanças anteriores que, ao retornar à política exercendo mandato eletivo, o lendário Dr. Noca elaborou e fez aprovar na lei municipal nº 1.689/89, que dispõe sobre nominação de vias públicas. Em vigor até hoje, a chamada “Lei Noca” parece que não era conhecida por boa parte dos vereadores à Câmara Municipal. Do contrário não teria havido a apresentação dos projetos rejeitados pela população antes mesmo de serem analisados.

Dentro desse processo de muda e remuda de nome, a atual Avenida 4 de Fevereiro, a “Rua da Estação”, foi a que mais teve sua nominação alterada. Esta via pública, que na mente da população sempre foi a “Rua da Estação”, teve este como sendo seu primeiro nome oficial. A nominação que fora colocada espontaneamente pelos moradores da cidade, porque demandava à estação ferroviária, foi oficializada em abril de 1888. Referendava-se, portanto, o nome que a população havia adotado.

Dois anos depois, no entanto, houve um vereador que resolveu mudar o nome de Rua da Estação para Rua Prudente de Moraes. Sempre tem um! Mudou oficialmente, mas não colou. Para a população, permaneceu Rua da Estação. Mais tarde, passou a se chamar Avenida 5, nome oficial que prevaleceu até 1924, quando foi mudado para Avenida Dr. Antônio Ferreira de Castilho Filho. Em 1931 se tornou Avenida João Pessoa, para, finalmente, em 1966, receber o nome atual – Avenida 4 de Fevereiro.

Em tempos mais longínquos, mudanças de nomes de vias públicas também provocavam transtornos, porém bem menores. Em dias atuais essa prática é totalmente inconveniente. Qualquer pessoa tem seu endereço cadastrado em múltiplos locais, via internet. Imaginem mudar tudo! No que concerne a empresas e instituições, muito pior, porque além de trabalho teriam gastos. Se verdade é que tudo tem seu lado bom, nesse processo restou claro que a população não aceita mais isso.

J A Voltolim

Comentários
Compartilhe