PEROLAS DANTESCAS – TUTTI BUONA GENTE

publicidade

PENSAMENTO DANTESCO :  Terceira idade é quando o trabalho da menos prazer, e o prazer da mais trabalho.

 

TUTTI BUONA GENTE

publicidade

             O sociólogo italiano Domênico de Masi disse que o Brasil é o país com o qual a Itália tem mais afinidade, por múltiplas razoes. Pelo menos 25 milhões de brasileiros têm origem italiana e por fortes relações comerciais e até por uma surpreendente afinidade de temperamento.

No livro Meus Vizinhos Italianos – História de um Inglês na Itália, de Tim Parks, percebe-se que pela expressão muito repetida “governo ladro”, o assunto do livro tem muito a ver com nosso país. Na época de licença dos carros, lá o vencimento é em janeiro, e os italianos tem somente uma semana para pagar o imposto dos veículos, embora sempre tenha um adiamento do prazo, fica faltando formulários suficientes para a elaboração dos dados. Já no Brasil é um inferno pagar o IPVA. Uma tortura enfrentar os bancos e depois de alguns meses vem o seguro obrigatório que é outro inferno para entender e pagar.

Que outro país do mundo tem o “tredicesima”? É o décimo terceiro salário, pois o Brasil também tem, além do 14º, 15º e até 16 º para funcionários marajás do governo.

La para fazer o imposto de renda o contribuinte recebe um calhamaço de 70 folhas de leis, parágrafos e outros itens, que ele não consegue destrinchar. Então recorre a um “contadori” que faz o imposto de renda. Agora pergunto: também no Brasil você consegue fazer o seu sozinho com todo aquele emaranhado de leis, parágrafos e burocracia.

Quem vence na vida na Itália é ser “statale”, empregado do governo, servidor público.

Temos na Itália uma divisão de pessoas. Os cidadãos se dividem em “statali” e “non statali”. Para os italianos os “statali” desfrutam de uma serie de privilégios tão fantásticos e amplos que constituem uma classe distinta. Não são obrigados a trabalhar – não são sequer obrigados a aparecer no trabalho com mais que uma freqüência simbólica. No meio da manha e no meio da tarde, podem ter um longo intervalo para o café no bar mais próximo e até fazer umas comprinhas. Usufruem um expediente mais curto que o do setor privado, tem incríveis benefícios de maternidade, desfrutam os mais extraordinário planos de aposentadoria, o que em geral lhes permite aposentar-se bem antes  dos 40 anos, com renda atrelada a um bom índice de reajustas, não podem ser demitidos em hipótese alguma. Venceram na vida! É ou não tal e qual o nosso país varonil e glorioso Brasil.

Leia o livro e compare: o Brasil é a Itália e a Itália é este gigante impalido e colosso!

Oi que sempre falamos – nossas heranças burocráticas vêm de países como esse, formadores da nossa opinião e que ajudaram a formar o caráter nacional.

O PESADO ENCARGO NACIONAL

             O Estado Brasileiro é um grande Departamento Pessoal. Só administra a sua altíssima folha de pagamento de funcionários públicos.

O BURRO

             Manoel e Joaquim resolveram tentar a sorte no Brasil. Manoel o mais esperto rapidinho enriqueceu. Já seu primo Joaquim não conseguiu muita coisa.

Depois de alguns anos os dois se encontraram. Manoel de carro importado. Joaquim de carroça.

– Puxa Manoel, deste sorte mesmo!

–- Que nada, foi trabalho mesmo Joaquim comecei vendendo peixes na feira e depois abri uma padaria. Hoje possuo uma rede delas na capital. Tu podes progredir também.

– Mas Manoel, só tenho esta carroça e este burro na vida, como posso progredir?

– Deixe de ser bobo. Venda o burro e fique no lugar dele por um tempo. Aplique o dinheiro no banco e assim que render tu poderás comprar outro burro e assim por diante.

– Vou tentar.

Apos um bom tempo eles se reencontram. Manoel pergunta:

– Agüentastes ficar no lugar do burro?

– Olha Manoel, puxar a carroça até que foi fácil. Comer capim e dormir no pasto deu pra encarar. Mas cagar andando é que está sendo um baita dum problema!

A BICHINHA

             A bicha dirigia-se para a igreja com o nariz empinado, rebolando e com a bíblia debaixo do braço, quando passa um caminhão cheio de trabalhadores braçais dizendo para o afeminado;

– Viadão, bicha, gay, queima rosca, boneca, boiola!

De repente o caminhão bate num poste e explode matando todo mundo. A bicha para e olha para o caminhão pegando fogo, solta a bíblia no chão e diz:

– Jesuuuss você arrrasssouuu!

ATÉ TU PEDRO?

Três mulheres chegam à porta do céu. São Pedro disse para a primeira:

  •             — O que você fazia lá na terra?
  •             — Eu era professora.
  •             — Dá a ela a chave da Sabedoria.

Perguntou para a segunda:

  •             — E você? O que fazia lá?
  •             — Eu era advogada.
  •             — Dá para a ela a chave do Direito.

Olhou para a última e disse:

  •             — e você?
  •             — Eu era prostituta e fazia strip tease num inferninho.
  •             — Dá pra ela a chave do meu quarto!

A NAMORADA DO MECÂNICO

A filha pro pai:

— Papai o meu namorado disse umas coisas que não entendi direito: falou que eu tenho um belo dum chassi, dois lindos air-bags e um pára-choque fenomenal.

O pai:

— Filha diz pro teu namorado, que se ele abrir o seu capô e tentar trocar o óleo do motor, eu arrebento o escapamento dele!

 

josé nelson Dante

Comentários
Compartilhe