Dia Nacional da Alfabetização: avaliação da fluência leitora de crianças pela segunda vez no ano

Prova que avalia se crianças do 2º ano do Ensino Fundamental já sabem ler acontece entre 21 de novembro e 8 de dezembro; em SP, escola incentiva criatividade dos pequenos na hora de escrever de forma inusitada

publicidade

Escolas estaduais e municipais de São Paulo que atendem a estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental aplicam, entre os dias 21 de novembro e 8 de dezembro, a segunda edição do ano da Avaliação de Fluência Leitora da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). A participação dos municípios é opcional e, até este momento, 575 das 645 cidades do Estado aderiram à aplicação da avaliação.

A avaliação é mais uma das ferramentas para apoiar as escolas estaduais e municipais a desenvolverem ações para garantir a alfabetização de crianças e alcançar melhores resultados no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os municípios que ainda não aderiram à avaliação podem manifestar interesse na aplicação até o dia 17 de novembro.

publicidade

Como funciona a Avaliação da Fluência Leitora

A Fluência Leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. A atividade prática permite avaliar a capacidade dos estudantes no entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados à sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.

Para a avaliação, feita com todos os estudantes das salas de 2º ano do Ensino Fundamental, a Educação concede acesso dos professores dos pequenos ao aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), pelo celular. Esse aplicativo grava a leitura dos alunos e agiliza o acesso aos resultados.

São consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.

 

Comentários
Compartilhe