NOTAS DO TURISMO PAULISTA

A Pedra que se equilibra
publicidade

O EQUILÍBRIO DA PEDRA

Uma curiosa escultura formada pela natureza é uma das atrações do ‘Parque Municipal Pedra Montada’.

publicidade

A pedra que fica em cima de outra, parecendo se equilibrar perfeitmente, pesa umas 50 toneladas, medindo 6m x 3m x 2,5m.

Registre-se ainda que as duas pedras se encontram em um declive montanhoso, além de estarem ligadas por uma pequena superfície, causando a impressão de haver risco de desabar.

Tudo isso num parque da prefeitura de Guararema que tem outras cinquenta pedras gigantescas, variando de 2,5m até 10m. Algumas com peso em torno de 90 toneladas. Há também uma ‘Pedra do Tubarão’.

E o Rio Paraíba do Sul serpenteia pelo parque. Visite Guararema.

CIDADE  DA  CERÂMICA  VERMELHA

Cerâmica Vermelha de todos os tipos, em Tambaú

Desde a primeira indústria cerâmica instalada com máquina trazida da Itália, a cidade de Tambaú se desenvolveu nesse segmento merecendo o título de “A Capital da Cerâmica Vermelha”, atualmente com mais de uma centena de empresas fabricando revestimentos e cerâmica artística, além de pisos, telhas, elementos vazados, etc.

São mais de duzentos os produtos de utilização decorativa, os quais têm atraído a atenção dos turistas que visitam aquela cidade, principalmente, em peregrinações onde reinou o Padre Donizetti.

O Departamento de Turismo está à inteira disposição dos visitantes (19) 3673-2503. Visite Tambaú quando acabar a quarentena.

CENTRO DE INTELIGÊNCIA

A nossa Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo criou um núcleo de dados e estatísticas denominado “Centro de Inteligência da Economia do Turismo”, organismo que faz uma análise dos casos de Covid-19 nas 70 Estâncias e em nossos 140 Municípios de Interesse Turístico.

Com base nos levantamentos publicados pela Fundação Seade está sendo possível identificar o volume de casos da doença nos municípios.

É louvável essa providência por parte da nossa Secretaria de Turismo do Estado, dando-nos um controle diário da situação.

VOLTA AO PASSADO

Ainda temos no Estado de São Paulo inúmeras Fazendas centenárias, até porque este foi um dos poucos Estados que primeiro se tornou grande produtor rural.

Fazenda São Ferancisco, em São José do Barreiro

Das Fazendas existentes, muitas se tornaram hotéis e pousadas. Cada uma procurou o seu diferencial ou a sua identidade atual, se modernizando ou não, luxuosa ou não, boas, muito boas, ou nem tanto.

Temos destacado em nossa Coluna aquelas que merecem a sua visita e, por isso, desta vez queremos chamar a sua atenção para uma que teve início no ano de 1813, talvez a mais antiga da região de São José do Barreiro, uma região histórica de rara beleza.

FAZENDA SÃO FRANCISCO

É esta que queremos abordar por ser uma que não dá concessão alguma à modernidade e permanece em contínuo processo de restauro.

Sede da Fazenda São Francisco, S.J.do Barreiro
     A estética, a formalidade e o esquema tradicional dos hotéis-fazenda ali são abolidos, nada importando mais que a autenticidade e os prazeres do campo, tais como ribeirão e cachoeira em lugar de piscina e, no máximo, televisão apenas para vídeos.

Há uma primorosa pinacoteca brasileira contemporânea, um pequeno museu e tudo a que você tem direito numa vida de campo, incluindo boa comida, doces caseiros e um bom papo.

O turismo de residência é adotado pelos proprietários. Eles aceitam receber um pequeno número de pessoas que se tornam hóspedes especiais. Passeios com Guia acompanhante, mesmo para as visitas de um dia. As reservas antecipadas são obrigatórias (21) 2286-1736.

Masp, antes do Covid-19
Comentários
Compartilhe