NOTAS DO TURISMO PAULISTA

Usina Jupiá, na cidade de Castilho (SP).
publicidade

LUZES NO DESFILE

Muitas cidades se engalanaram em dezembro, principalmente com as festividades natalinas.

publicidade

Nisso, a cidade de Novo Horizonte teve maior o destaque com suas 750 mil luzes festivas emoldurando um excelente desfile de Natal, com tudo mais a que se tem direito.

O desfile acontece sempre no dia 1º de dezembro e, neste ano, teve a participação da excelente Banda Marcial de Promissão participando de um espetáculo realmente grandioso para 10.000 visitantes de toda aquela região, merecendo, ainda, a visita de turistas de outros cantões do país pela beleza de tudo o que se viu.

Banda Marcial de Promissão, sucesso em Novo Horizonte (SP).

Além do desfile, muitas outras atrações foram apresentadas por sua Secretaria Municipal de Cultura e outras municipais que apoiaram o evento.

Parabéns à Prefeitura de Novo Horizonte por todo apoio dado às questões do turismo local, agora investindo perto de $540 mil reais no seu mês natalino.

PRIMEIRA INDÚSTRIA NO BRASIL

Na região de Sorocaba encontra-se a cidade de Iperó sediando o Centro Experimental Aramar, da Marinha do Brasil e a famosa Floresta Nacional de Ipanema, a qual abriga a antiga Real Fábrica de Ferro de Ipanema, de 1810, ou seja, o berço da industrialização em nosso país.

A Real Fábrica de Ferro, em Iperó (SP).

Na citada floresta está localizada a Fazenda Ipanema, a maior do Estado de São Paulo, a apenas 120 km da capital paulistana.

Na fazenda, o turista volta ao século XIX ao visitar as ruinas da Real Fábrica de Ferro, e conhecendo um pouco mais do Brasil Imperial.

Há percursos para caminhadas em trilhas naturais e de recreação em áreas de lazer. Visite Iperó.

CASTILHO, TAMBÉM UM PORTAL

Na divisa com o Estado de Mato Grosso do Sul, na região de Andradina, encontramos a agradável cidade de Castilho.

O status de município lhe foi dado em 1953.

O seu desenvolvimento se deu em 1965 com o início da construção da Usina de Jupiá, integrante do complexo Urubupungá.

Usina Jupiá, na cidade de Castilho (SP).

Castilho é, ainda, o “Portal de Entrada do Pantanal Paulista,’ uma vastíssima região quase intocada pelo homem, com áreas alagadiças e a grande presença de aves aquáticas, mamíferos e répteis, conferindo à região o chamado título de “Pantanal Paulista”.

A cidade é o paraíso dos pescadores e da pesca sustentável.

A prefeitura de Castilho mantém uma eficiente Secretaria de Turismo para dar todo o suporte para os seus visitantes.

PARAISO DOS PESCADORES

Na cidade de Castilho, onde a pesca é sustentável, temos 81 km de margem voltada para o Rio Paraná.

Ali ‘brotam’ ranchos e casas de veraneio entre a vegetação nativa e bem preservada do lugar.

O Bairro “Beira Rio”, onde encontramos infraestrutura semelhante à urbana, é o palco natural do Encontro Nacional de Pescadores, acontecendo em Castilho desde 1975, com competições embarcadas e fiscalizadas pela Marinha do Brasil.

Casas de veraneio em 81km de margem do Rio Paraná.

Grande festa sempre segue as competições, com confraternização, quando os pescadores recebem prêmios tais como barcos, motores de popa e elétricos, troféus e muitos brindes.

Conheça Castilho.

BONÍSSIMO NOVO ANO

Aos milhares de leitores das nossas notícias sobre as cidades turísticas do Estado de São Paulo os nossos votos de muito sucesso e boa saúde neste novo ano que se inicia.

 Jarbas Favoretto, MTb 32.511

Comentários
Compartilhe