NOTAS DO TURISMO PAULISTA

Locomotiva Funilense, em Cosmópolis (SP).
publicidade

COSMÓPOLIS NA HISTÓRIA

A cidade está situada na região de Campinas.

publicidade

O seu primeiro povoado surgiu de uma Estrada de Ferro que poucos ouviram falar, fundada nos idos de 1899, estatizada poucos anos depois, e em1921, passou a integrar a Estrada de Ferro Sorocabana.

Seu nome: Estrada de Ferro Funilense.

Ela conectava Cosmópolis à Campinas, e foi desativada em 1960.

A Usina Açucareira sediada em Cosmópolis é uma das mais antigas (fundada em 1898) e um dos marcos do desenvolvimento da cidade e ainda em boa atividade.

CULTURA EM COSMÓPOLIS

A cidade de Cosmópolis, na região de Campinas, por ocasião da comemoração do seu 79º. aniversário mostrou toda a sua força nos segmentos da Cultura.

Adorável Coral Infantil de Cosmópolis (SP).

Considerando, também, a época das Festas de Fim de Ano, iniciamos o registro pelos clássicos natalinos apresentados por adorável coral infantil.

Cosmópolis tem camerata de cordas, ballet em seu auditório com “As Sapatilhas Mágicas”, peças teatrais com atores e artistas da cidade, além da beleza do seu teatro infantil, oficinas culturais e, não podendo faltar, inúmeros shows e apresentações em praça pública.

Os amantes da cultura precisam conhecer Cosmópolis.

TERRA DOS DINOSSAUROS

Um acervo extraordinário em um complexo de museus, verdadeiro “carro-chefe” dos recursos turísticos existentes na cidade de Monte Alto, palco de pesquisas acadêmicas premiadas Brasil a fora, está à espera da sua visita.

Complexo de museus em Monte Alto (SP).

Monte Alto da música de seus talentos, da Orquestra, Banda Municipal, Camerata de Violões e tantos outros projetos ligados ao seu Conservatório.

É um Município de Interesse Turístico, como tal reconhecido pelo Governo do Estado de São Paulo.

Localizada a 85 km de Araraquara, a cidade de Monte Alto tem bonitas serras, cenários encantadores, verdadeira cidade sonho.

É a Terra da Menina Izildinha, de uma fé popular que aquece corações de tão intensa e repleta de fervor.

Monte Alto aguarda a sua visita.

MONTESINA É ATRAÇÃO

No Distrito de Aparecida do Monte Alto, é preciso conhecer o Santuário da Virgem de Montesina, obra-monumento iniciada em 1929, tendo anualmente milhares de visitantes, romeiros ou não.

O templo anterior, feito em taipa e assoalho, foi totalmente destruído em incêndio no ano de 1898, sendo que a imagem da Virgem foi encontrada intacta.

Hoje, o templo que ocupa todo um quarteirão, é objeto de belas fotos por parte dos seus visitantes, e é uma das atrações turísticas de Monte Alto e do seu povo gentil e acolhedor.

Santuário de NS Conceição Montesina, em Monte Alto. (SP).

Está a 359 km da capital paulistana, entre Araraquara e São José do Rio Preto.

Vale a sua visita.

PARA AS PREFEITURAS

As prefeituras de cidades que desejam ser turísticas, bem como aquelas que já o são, devem cuidar dos seus “sites”.

Inicialmente, colocando uma “aba” com a palavra “Turismo” onde, uma vez clicada, abre um fecho de informações, tais como seus hotéis, restaurantes, barzinhos turísticos, lojas de souvenires, sorveterias, lugares para visitar, endereço de Agências de Turismo e de seus Guias ou Monitores de Turismo etc.

Não adianta servir-se da palavra “Turismo” e não cuidar dele.

Está na hora das prefeituras darem mais e melhor atenção às coisas do turismo local e, principalmente, aos seus Conselhos Municipais de Turismo, mais conhecidos como Comtur.

Jarbas Favoretto, MTb 32.511 

 

Comentários
Compartilhe