Dois Córregos registra caso de dengue

publicidade

O Departamento de Saúde do Município de Dois Córregos está contabilizando  um caso de dengue no município.  O paciente havia chegado de  Castilho, cidade próxima da divisa do estado de Mato Grosso do Sul.

Segundo informou Alexandre Bueno, encarregado da Zoonose e Endemias do Departamento de Saúde do município,  estão  sendo tomadas todas as providências cabíveis e, segundo ele, se o clima permitir,  uma  nebulização  será iniciada   na quarta-feira, 27 de fevereiro,  nas proximidades onde o caso foi registrado.

publicidade

Alexandre disse ainda que  Dois Córregos apresenta muitos recipientes com larvas e a colaboração da população eliminando os criadouros  é primordial na prevenção da doença.

Dados do estado

Até 02 de fevereiro o Estado de São Paulo apresenta  aumento de 1.072%,  passando de 1.450 para 17.004 casos prováveis de dengue.

Sintomas

 A infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.

Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

 

Comentários
Compartilhe