Construção de ciclovia e ciclofaixa

Canteiro central da av. Helcy Bueno Faulin
publicidade

Dois Córregos  foi um dos municípios eu teve pedido aprovado  para construção de ciclovia e ciclofaixa, em  recente reunião do Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhorias dos Municípios Turísticos – COC Municípios de Interesse Turístico – MITs.

O município deverá receber recursos,  em 2020,  para construção de ciclovia e ciclofaixa e recapeamento e construção de ciclofaixa que deverão ser instaladas nas avenidas Helcy Bueno Faulin e  Luiz Faulin Filho.

publicidade

O comunicado do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 18/10/2019.

Ciclofaixas

Geralmente instaladas em ruas nas quais a velocidade média permitida é entre 40 km/h e 60 km/h, tratam-se de faixas contínuas pintadas na via sem obstáculos que as separam fisicamente do restante do espaço ou separadas por tachões.

Ciclovias

Para locais de tráfego intenso de automóveis, ônibus ou caminhões, em que a velocidade média é superior a 60 km/h, é indicada a instalação de ciclovias, que são estruturas delimitadas fisicamente, separadas das pistas de veículos, geralmente por canteiros, grades ou meio-fio. Para integrar as ciclovias ao restante da malha viária do município, são utilizadas as ciclofaixas e ciclorrotas.

Ciclorrotas

As ciclorrotas são vias com intenso fluxo de ciclistas e que desempenham um importante papel na interligação da rede cicloviária. As ciclorrotas são utilizadas em vias que não possuem espaço físico para instalação de ciclofaixa ou ciclovia, e são sinalizadas por retângulos vermelhos com o desenho de uma bicicleta em distâncias constantes durante toda a via. A sinalização vertical também é importante para alertar os motoristas de ônibus ou automóveis de que aquela rua ou avenida tem fluxo intenso de ciclistas.

Comentários
Compartilhe