Viação Paraty assume linhas urbanas em Jaú

publicidade

Com desistência da Viação Macacari, empresa assume em caráter emergencial neste domingo, 24 de maio

A Viação Paraty assume, no dia 24 de maio de 2020, a operação das linhas urbanas na cidade de Jaú, interior de São Paulo.

publicidade

Com a desistência da Viação Macacari, que há 60 anos operava o serviço na cidade, foi aberto o processo licitatório emergencial, vencido pela Paraty.

O início da operação se dará com frota reduzida de 15 ônibus, por razão da situação peculiar vivida no Brasil decorrente da pandemia do COVID19.

Após as medidas de isolamento social, serão disponibilizados à população, segundo o contrato licitatório, um total de 50 ônibus para atendimento à cidade.

Como mostrou o Diário do Transporte, A Viação Paraty assumiu emergencialmente as linhas intermunicipais e o transporte escolar de Jaú. A operação substituiu o atendimento que também era prestado pela empresa Macacari.

texto de ALEXANDRE PELEGI =https://diariodotransporte.com.br/2020/05/21/viacao-paraty-assume-linhas-urbanas-em-jau/     

HISTÓRIA DA MACACARI

(Jessica Marques)

A empresa Auto Ônibus Macacari Ltda surgiu nos anos 1960, quando o filho mais velho do casal Adelino Macacari e Maria Volpato Macacari, Laurindo, dirigia um único ônibus que fazia uma linha intermunicipal entre as cidades de Jaú e Dois Córregos, passando por Mineiros do Tietê.

Os proprietários do ônibus e detentores da permissão da linha decidiram mudar-se para a capital paulista, permitindo a compra do itinerário. Segundo informações da própria empresa, Adelino injetou recursos financeiros para ampliar o negócio.

Mais tarde, foi criada uma linha urbana que percorria o trecho único entre o Mercado Municipal e a Estação Ferroviária, chamada Fepasa na época, para levar os passageiros de Jaú ao trem.

Em 1966, segundo a empresa, na gestão do então prefeito de Jaú Décio Pacheco de Almeida Prado, foi implantado o transporte coletivo urbano definitivo na cidade, chamado de Circular Cidade de Jaú, operado pela Macacari,

Poucos anos depois, a empresa passou a operar nas linhas intermunicipais entre Barra Bonita e Dois Córregos, passando por Mineiros do Tietê, Jaú e Dois Córregos, via Guarapuã. Posteriormente, adquiriu a Viação Vale do Tietê.

Em 1982, a Prefeitura de Jaú solicitou a implantação da linha municipal entre a cidade e o Distrito de Potunduva. Neste período, a empresa também iniciou os serviços na área de turismo.

Começando com um Caio Gaivota, a empresa transportou passageiros em Diplomatas, Corcovados e, mais recentemente, nos Marcopolo Paradisos e veículos de dois andares.

Atualmente, a frota da empresa conta com aproximadamente 100 ônibus, uma equipe de 250 colaboradores e a diretoria que pertence à família Macacari.

Confira alguns veículos da empresa:

973b0cf106c7657745cc95769d2a8959

historia1historia2historia4historia5.jpghistoria6

HISTÓRIA DA VIAÇÃO PARATY

Diário do Transporte esteve na garagem da Viação Paraty em Araraquara, no interior de São Paulo, para conhecer a história da empresa e os detalhes da operação e frota atual.

 

 

Comentários
Compartilhe