Dois Córregos completa 147 anos de emancipação político-administrativa

Foto divulgação/PMDC
publicidade

Dois Córregos completa, hoje, 147 anos de emancipação político-administrativa. Dois Córregos foi elevada à categoria de município pela Lei Provincial nº 43, de 16 de abril de 1874. Até então, Dois Córregos era considerada vila e pertencia ao Município de Brotas.

Com a elevação a município, Dois Córregos passou a ter direito de eleger sua Câmara Municipal. Naquela época as Câmaras Municipais eram corporações administrativas. O presidente da Câmara exercia funções equivalentes à do prefeito de hoje, porém com menos poderes.

publicidade

Dois Córregos foi o último dos municípios do Estado a instalar  sua primeira Câmara eleita no regime da Republica, ato esse que ocorreu precisamente a 14 de fevereiro de 1895.

A elevação à categoria de município também deu a Dois Córregos o direito de ter um Juiz de Paz, um delegado e um Juiz Municipal. O recém-criado município pertenceu, inicialmente, à Comarca de Rio Claro. Pouco depois vinculou-se à Comarca de Jaú, permanecendo nessa condição até 25 de agosto de 1892 quando, pela Lei Estadual nº 80 foi criada a Comarca de Dois Córregos.

Muitas cidades comemoram como sendo seu aniversário a data de elevação à categoria de município. Mineiros do Tietê é uma delas. Outras, como Dois Córregos, elegeram como data máxima aquela tida como de sua fundação.

No caso de Dois Córregos, a data escolhida como sendo o aniversário da cidade – 4 de fevereiro – é aquela em que foram doadas terras à Mitra Diocesana para a construção de uma igreja sobre a invocação do Divino Espírito Santo.

Comentários
Compartilhe