Estudantes das redes municipais do  iniciam avaliação de fluência leitora subsidiadas pela Secretaria da Educação do Estado

Dois Córregos e  Mineiros do Tietê integram a relação das cidades que confirmaram adesão. Teste ocorre presencialmente até 29 de outubro para alunos do 2º ano do ensino fundamental

publicidade

Escolas das redes municipais iniciaram nesta segunda-feira (18) a Avaliação de Fluência Leitora 2021 subsidiada integralmente pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). No total, 511 cidades (confira lista aqui: https://bit.ly/3lPEVto ) confirmaram adesão, via Secretaria Escolar Digital (SED), da avaliação que ocorre de forma presencial até 29 de outubro.

Focada em estudantes do 2º ano do ensino fundamental, a ação busca analisar o desempenho individual na leitura e compreensão de textos escritos para diagnosticar eventuais lacunas em todo o processo de alfabetização durante o período de pandemia. 

publicidade

Durante o processo, os professores vão gravar a leitura pelo celular, pelo aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), que também disponibilizará os cadernos de provas para impressão na plataforma online. Depois, os áudios serão avaliados para que haja um diagnóstico preciso sobre o perfil leitor dos estudantes.

 Além dos professores do 2º ano do ensino fundamental, o teste também pode ser aplicado, se necessário, por demais docentes dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e outros profissionais da equipe pedagógica aptos a lidar com estudantes desta faixa etária. “É um exercício importante, pois vamos ter um panorama mais claro sobre a capacidade de fluidez e ritmo dos estudantes”, resume o Secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares.

Comentários
Compartilhe