IBGE iniciou coleta do Censo 2022

publicidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou, segunda-feira, 01/08,  a coleta dos dados do Censo Demográfico 2022 em todo o país. Ao longo dos próximos três meses, os recenseadores visitarão os domicílios para aplicar o questionário do Censo com os moradores. Ao fim da operação, o IBGE revelará o retrato abrangente da população brasileira com informações que servirão de base para a orientação de políticas públicas e para a tomada de decisões em diversas esferas.

A Coleta na Região de Jaú

publicidade

Na região de Jaú, quase 300 recenseadores começam  a visita aos domicílios dos 13 municípios da área de abrangência da Agência do IBGE-Jaú, são eles: Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Boraceia, Brotas, Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Jaú, Mineiros do Tietê, Pederneiras, Torrinha.

Em cada uma das cidades está instalado um posto de coleta em locais cedidos em parceria com as administrações públicas municipais.

Como identificar o recenseador?

Todos os recenseadores do IBGE estarão identificados com colete, boné e crachá, além de portar um computador de mão para o registro das informações do questionário. No crachá há um QR Code que pode ser lido pelo celular. Com isso, o cidadão pode confirmar o nome e a foto do recenseador e verificar se ele pertence ao quadro de servidores do Instituto. Em caso de dúvida, basta ligar gratuitamente para o IBGE no número 0800 721 8181 ou pesquisar pelo recenseador no site respondendo.ibge.gov.br.

Questionários

Durante a coleta nos domicílios serão utilizados dois tipos de questionário: o básico e o da amostra. O Questionário Básico da pesquisa é aplicado na maior parte dos domicílios, conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores, levando cerca de 5 minutos para o preenchimento. Já o Questionário da Amostra conta com 77 questões. Por conter mais quesitos leva em torno de 16 minutos para ser concluído e será aplicado em aproximadamente 11% do total de domicílios que serão visitados no país.

Obrigatoriedade e confidencialidade

A Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, que dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas, assegura o caráter sigiloso das informações prestadas. De acordo com essa lei, as respostas ao questionário do Censo 2022 são absolutamente confidenciais e serão usadas exclusivamente para fins estatísticos. Em nenhuma hipótese as informações prestadas poderão ser vistas por pessoas estranhas ao serviço censitário

Comentários
Compartilhe