Voluntários da Raízen ensinam alunos a evitar acidentes no ambiente doméstico em  Dois Córregos

Iniciativa realizada em escolas públicas da região ensina como identificar espaços que representam algum risco para as crianças, beneficiando alunos, professores e familiares

publicidade

Com muita brincadeira e animação, voluntários e voluntárias da Raízen promoveram ações de prevenção de acidentes domésticos em duas escolas públicas de Barra Bonita e Dois Córregos.

Essa iniciativa é parte do programa VOAR (Voluntários em Ação Raízen), do qual participam colaboradores do parque de bioenergia da companhia na região. O objetivo principal é estimular o comportamento seguro, em situações que podem acontecer na escola ou dentro de casa.

publicidade

As orientações, passadas por 10 voluntários e voluntárias da Raízen, envolveram palestras, animações e brincadeiras, como a Caça ao Tesouro, momento no qual os alunos são orientados a escolher comportamentos seguros e evitar situações que possam oferecer riscos.

A metodologia lúdica e pedagógica aplicada pelos voluntários do VOAR na escola foi desenvolvida pelo Programa Ativa Infância, da Fundação Raízen, e faz parte de uma campanha realizada no mês de outubro em cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais.

Dados das ONGs Aldeias Infantis SOS e Instituto Bem Cuidar indicam que o número de crianças e adolescentes internados em 2021 devido a acidentes aumentou 5,3% em comparação com 2020, tendo como as principais razões quedas, queimaduras e intoxicações. No ano passado, foram registrados mais de 110 mil casos de internações de crianças e adolescentes, na faixa etária de zero a 14 anos. Segundo as instituições, 90% das ocorrências poderiam ser evitadas por meio de ações de prevenção, como orientações aos familiares e responsáveis, para tornar o ambiente doméstico mais seguro.

Sobre o VOAR

O programa VOAR é uma iniciativa que tem como objetivo fortalecer a cultura de voluntariado na Raízen, como forma de contribuir para o desenvolvimento social dos territórios em que a companhia está presente, proporcionando experiências significativas para as comunidades do entorno dos parques de bioenergia e de colaboradores e colaboradoras, impulsionando toda uma rede de solidariedade.

Somente no último ano-safra, o programa impactou de forma positiva, direta e indiretamente, cerca de 150 mil pessoas e beneficiou mais de 100 instituições, com participação de mais de 2.700 voluntários e voluntárias em atividades de impacto socioambientais.

 

Comentários
Compartilhe