Educação de SP seleciona professores para fortalecer a boa convivência nos ambientes escolares

Foto ilustrativa
publicidade

Inscrições acontecem até  domingo (22); 1.782 profissionais trabalharão como professores orientadores de convivência

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) iniciou  nesta segunda-feira (16) o processo de seleção de docentes que atuarão como professores orientadores de convivência (POCs) nas escolas da rede no ano de 2024. Serão 1.782 profissionais alocados em 1.581 unidades de ensino, número três vezes maior ao atual de professores na função.

publicidade

Os interessados na oportunidade devem estar dispostos a dedicar-se integralmente ao Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar, denominado Conviva-SP. As inscrições serão realizadas por meio das Diretorias Regionais de Ensino que compõem esse processo seletivo, e o foco será em professores pertencentes às categorias A e F.

Na rede estadual de ensino, os professores orientadores de convivência desempenham um papel crucial na implementação das ações do Programa Conviva. Entre os papéis dos POCs, estão:

  • Desenvolver estratégias de apoio e acompanhamento às equipes docentes e gestores no contexto do ensino-aprendizagem;
  • Fomentar um ambiente escolar positivo, caracterizado por colaboração, solidariedade e acolhimento;
  • Contribuir para a melhoria dos indicadores de frequência e desempenho acadêmico dos estudantes;
  • Estimular e facilitar a participação ativa das famílias na vida educacional dos estudantes da rede estadual;
  • Fortalecer a rede de proteção social no entorno da comunidade escolar, promovendo a integração entre os serviços de assistência e saúde mental.

Os professores interessados em participar do processo seletivo devem entrar em contato com a sua Diretoria Regional de Ensino. Os docentes selecionados para integrar o Conviva receberão remuneração equivalente à paga para quem está na sala de aula, de acordo com a carga horária estabelecida.

O processo de seleção será composto por quatro etapas:

  1. Inscrições e realização de prova de análise de perfil;
  2. Entrevista com dirigentes de ensino ou diretores de escola;
  3. Publicação da relação dos professores orientadores aprovados na etapa da Diretoria de Ensino;
  4. Encaminhamento para a Coordenadoria Geral de Recursos Humanos (CGRH).

 

Comentários
Compartilhe