NOTAS DO TURISMO PAULISTA 

Museu de Arte Sacra, em Santos. Foto Ricardo Cattanio.
publicidade

.PARQUE SERRA DA BOCAINA     O único parque federal existente no Estado de São Paulo é o “Parque Nacional da Serra da Bocaina” ainda avançando no Estado do Rio de Janeiro.

Por sua dimensão e grande variação de altitude, apresenta paisagens variadas e diversos atrativos naturais como, picos, mirantes, rio, cachoeiras, piscinas naturais e praias, sem contar a riqueza de flora e fauna, típica da Mata Atlântica.

publicidade

Também são muitos os atrativos de interesse histórico e cultural, como os caminhos e trilhas do ouro que o atravessam, remanescentes da época dos tropeiros, bem como a cultura caipira e caiçara conservada na porção serrana e litorânea, respectivamente.

Parque Nacional da Serra da Bocaina. Foto Avi Keren

O “Parque Nacional da Serra da Bocaina” não é consolidado em termos de visitação, não oferecendo serviços aos turistas, porém essa lacuna é preenchida pela iniciativa privada existente no entorno do Parque.

Procure saber mais e visite!

ARTE SACRA EM SANTOS

O Museu de Arte Sacra de Santos, embora fundado em 1981, ocupa um complexo arquitetônico cujas obras foram iniciadas em 1650.

O museu santista tem obras primas. Foto Wandecok Cavalcanti.

Dentro da sua especialidade, o museu é considerado o segundo mais importante do Estado de São Paulo,

Divide-se em espaços temáticos, organizados em coerência com as atividades das antigas salas do Mosteiro.

O acervo atual conta com mais de 600 peças sacras e religiosas a partir do século XVI, incluindo imagens, como a de Santa Catarina de Alexandria, do ano de 1540; a de N.S. da Conceição, de João Gonçalo, mestre comparável ao Aleijadinho, de grande valor artístico.

Localiza-se na rua Santa Joana d’Arc, sopé do Morro São Bento.

IGREJA E MOSTEIRO

A igreja e Mosteiro de São Bento, em Santos, abrigando o Museu de Arte Sacra, tem a imagem mais antiga do Brasil.

A sala principal além de mostrar a imagem mais antiga, ainda exibe outras imagens, de igual valor artístico e históricos.

Ademais, o local possui quadros valiosos, como os do artista Benedito Calixto, alfaias e oratórios, sendo que a maioria das obras é de origem brasileira, dos períodos colonial e imperial.

O museu também possui coleção de máscaras ritualísticas e telas de artistas consagrados, incluindo a obra rara “Memórias para a História da Capitania de São Vicente” de 1793. Visite e se deslumbre!

Na foto de Wandecok Cavalcanti:  O museu santista tem obras primas.

Museu de Arte Sacra, em Santos. Foto Ricardo Cattanio.

O PONTO CHIC

Há mais de 80 anos um bar diferenciado foi inaugurado durante a “Semana da Arte Moderna”, num prédio no Largo do Paissandu, no que chamavam ser a Cinelândia do Centro Novo, na capital paulistana.

Ponto Chic. no mesmo lugar há 80 anos.

Era época do homem do realejo, do fotógrafo lambe-lambe e dos bondes.

O bar tinha instalações modernas para a época e era considerado um lugar “chique”, frequentado por pessoas idem.

Logo, ninguém o conhecia por outro nome que não fosse: “Ponto Chic”.

Tornou-se local ideal para políticos, modernistas, e para os boêmios famosos onde se incluía Casemiro, o inventor do autêntico e inigualável sanduíche Bauru.

O bar continua no mesmo lugar, com o mesmo excelente sanduíche, atendimento de primeira e com todo o seu charme.

Tem filial no bairro do Paraíso e nas Perdizes.

Visite o Ponto Chic.

Com certeza você ali sempre retornará como nós o fazemos habitualmente, e comprovará, também, porque São Paulo é a “Capital Mundial da Gastronomia”.

 Jarbas Favoretto MTb 32.511 

 

Comentários
Compartilhe