Coreto de Mineiros do Tietê recebe o nome de Augusto Zugliani

publicidade

Foi realizada na noite do sábado, 1º de setembro, cerimônia que deu ao coreto da Praça D.Pedro II o nome de Augusto Zugliani. O evento fez parte das comemorações pelos 120 anos do município. A cerimônia contou com apresentação musical da Banda Carlos Gomes, da cidade de Jaú, onde durante 50 anos Augusto Zugliani fez parte, como titular do instrumento baixo-tuba.

O evento reuniu grande público além autoridades e familiares do homenageado e convidados, dentre eles muitos filhos de Mineiros que residem em outros municípios e vieram prestigiar a solenidade. A iniciativa da homenagem foi do vereador Afrânio José Tavares Bueno.

publicidade

— Augusto Zugliani —

Nasceu em Mineiros do Tietê no dia 28 de agosto de 1900. Era filho de José Zugliani e Hortência Viguini. Casou-se com Adelina Menha com quem teve quatro filhos: Maria José, Lázara, José Agostinho e Lúcia Bernardette. Foi alfaiate e exerceu por 52 anos a profissão em sua alfaiataria. Na política, foi vereador na gestão do prefeito José Alves (1948-1951), época em que os vereadores participaram de sessão mensal e não eram remunerados.

Também ocupou o cargo de presidente regional da “Legião Brasileira de Assistência” (LBA), que manteve convênio com a Casa da Criança do município. Atuou como Juiz de Paz, bem como segundo suplente de delegado de polícia. Na Banda Carlos Gomes foi titular durante 50 anos do instrumento baixo tuba. Exímio músico que era, foi homenageado com o dobrado “Augusto Zugliani”, composto por Antônio Traversa, e executado pela primeira vez em público no dia 26 de agosto de 1990 na inauguração do Ginásio Municipal de Esportes. Faleceu em 3 de dezembro de 1999 aos 99 anos.

Comentários
Compartilhe