Dois Córregos integra a nova área de conservação aprovada pelo Consema

publicidade

O  Consema – Conselho Estadual de Meio Ambiente  – aprovou no dia 13 de novembro,  a   criação de duas novas unidades de conservação com a  criação da Área de Proteção Ambiental Barreiro Rico e da Área de Proteção Ambiental Tanquã-Rio Piracicaba.  A aprovação foi durante a  reunião do Consema, realizada na terça-feira, 13 de novembro, na Secretaria do Meio Ambiente.

A APA Barreiro Rico abrange os municípios de Anhembi, Botucatu, Piracicaba e São Pedro e possui 30.142,63 hectares. Abriga cinco das dez espécies de primatas de ocorrência no estado de São Paulo, incluindo o ameaçado muriqui-do-sul, além de riquíssima biodiversidade de aves e da flora.

publicidade

Além da conservação dos fragmentos florestais e de sua fauna, a APA Barreiro Rico tem o objetivo de proteger as microbacias que drenam diretamente para o rio Piracicaba.

A melhoria e manutenção da boa qualidade da água é um dos objetivos da APA Tanquã-Rio Piracicaba. A unidade de conservação possui 14.057,30 hectares espalhados pelos municípios de Anhembi, Botucatu, Dois Córregos, Piracicaba, Santa Maria da Serra e São Pedro. Nesta área.  se pretende conservar a avifauna e a biodiversidade aquática.

As duas novas unidades de conservação serão administradas pela Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente.

 

Comentários
Compartilhe