FUNERÁRIA AMPARO realizou trabalho social nos cemitérios

publicidade

A Funerária Amparo, há 5 anos consecutivos, realiza um trabalho social voltado para a população que visita os cemitérios de Dois Córregos e do Distrito de Guarapuã, no dia de Finados.

Este trabalho, que visa a prevenção à hipertensão (pressão alta) e ao diabetes, através de exames de aferição de pressão arterial e da glicemia, vem crescendo a cada ano.

publicidade

Após o controle da PA e da glicemia, as pessoas participam de um café da manhã, uma vez que muitas delas vão ao cemitério em jejum, para participarem da primeira missa da manhã.

Após os testes, as pessoas recebem um flyer com dados sobre as duas doenças e os valores aferidos (pressão e glicemia). Em casos de resultados fora dos padrões, a orientação é para que a pessoa procure um médico o quanto antes.

SOBRE O DIABETES E A HIPERTENSÃO

Tanto o Diabetes quanto a Hipertensão Arterial são doenças que acometem muitos indivíduos e constituem-se como causa da diminuição na qualidade de vida das pessoas. As consequências de ambas as patologias podem ser bastante graves caso não sejam identificadas. E para isso, o melhor remédio é a prevenção através de exames básicos como a aferição da pressão e o teste de glicemia.

As duas doenças são preocupantes por serem “silenciosas”, ou seja, não têm sintomas. E quando manifestadas abruptamente causam consequências graves e algumas vezes irreversíveis.

Tanto a Hipertensão Arterial quanto o Diabetes constituem-se em fatores de Risco para as doenças do Aparelho Circulatório; sendo as mais frequentes o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral, a insuficiência renal crônica, a insuficiência cardíaca, as amputações de pés e pernas, a cegueira definitiva, os abortos e as mortes perinatais.

NÚMEROS DO DIABETES E DA HIPERTENSÃO NO BRASIL

A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada no final de 2017 pelo Ministério da Saúde, revela que o número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016.

Ainda de acordo com a pesquisa, o número de pessoas diagnosticadas com hipertensão no país cresceu 14,2% na última década, passando de 22,5% em 2006 para 25,7% em 2016.
No caso do Diabetes, a pesquisa revela ainda que as mulheres registram mais diagnósticos da doença – o grupo passou de 6,3% para 9,9% no período, contra índices de 4,6% e 7,8% registrados entre os homens.

Na Hipertensão as mulheres, novamente, registram mais diagnósticos da doença – o grupo passou de 25,2% para 27,5% no período, contra índices de 19,3% e 23,6% registrados entre homens.

Comentários
Compartilhe