NOTAS DO TURISMO PAULISTA – BIRDWATCHING EM ARARAS

publicidade

O título algo sofisticado é para chamar a sua atenção Mas, na cidade de interesse turístico de Araras, às margens da Rodovia Anhanguera, a 189 km da capital, você pode fazer observação de aves e da vida selvagem, guiados por um Guia de Turismo altamente especializado (Gustavo Muniz), um fotógrafo ambientalista desde 2013 registrando 330 espécies de aves no município de Araras.

Segundo nos informa o Departamento de Turismo de Araras, além das aves, ali foram registrados macaco prego, bugio, sagui da serra, gato do mato, veado mateiro, ouriço cacheiro, tatu, e até onça parda.

publicidade

Gustavo Muniz tem matérias gravadas com a EPTV, filial da Rede Globo, nos programas “Mais Caminhos” e “Terra da Gente”.

Outras informações sobre o turismo em Araras: (19) 3544-9400.

ARAÇATUBA CUIDA DO BAGUAÇU

Reforma do Parque, preto no branco.

O Parque Ecológico do Baguaçu, localizado na cidade de interesse turístico de Araçatuba, forma uma ilha de preservação no meio da cidade, um refúgio para espécies raras. Portanto, um espaço que é uma joia rara que precisa e merece cuidados e atenção da municipalidade.

Essa atenção foi dada pelo seu prefeito, Dilador Borges, quando assinou uma Ordem de Serviço no valor de 361 mil reais para a adequação da infraestrutura do referido Parque Ecológico. Do governo Federal Araçatuba recebe 292 mil reais e os 69 mil restantes é a sua contrapartida.

Claro que tudo isso objetiva atender bem aos seus visitantes, os amantes de trilhas ecológicas, num ambiente propício para recreação e para educação ambiental, e num parque que tem o encontro de dois rios, o Machadinho e o Baguaçu, este que nasce em Braúna e desagua no Rio Tietê, após percorrer 55 km.

CENTRO HISTÓRICO DE CANANÉIA

Em Cananéia (SP) as casas históricas preservadas.

A cidade praiana de Cananéia, em nosso litoral sul paulista, fica entre as cidades de Paranaguá (PR) e de Iguape (SP) e foi de grande importância nos primeiros tempos da colonização, com a instalação de estaleiros para prover transporte às tropas que se dirigiam ao sul.

No centro da cidade, ainda estão bem conservados o traçado das ruas e os seus becos.

O centro possui casas modestas com fachadas de pedra entaipada e argamassa de areia e cal, datadas do final do século XVIII e início do XIX.

A Igreja de São João Batista, construída pelos jesuítas no século XVI, é uma das mais antigas do país e foi usava como fortificação pelos portugueses durante a colonização. Visite Cananéia.

TREM  REPUBLICANO

Trens Turísticos ganham espaço no Estado de São Paulo.

Em ato com a presença do prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, e do prefeito de Salto, Geraldo Garcia, o primeiro foi eleito presidente do Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano, um trem turístico que ligará aquelas duas cidades.     A superintendência do Consórcio ficou com Anita de Moraes Leis, secretária municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo de Salto.

As obras em fase final aguardam a aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que seja feito o edital que vai contratar a empresa especializada para operar seus trens turísticos

Quem sabe, nós poderemos ter a inauguração ainda em 5 de novembro deste ano, dia da Proclamação da República.

 ESTAMOS DE OLHO EM VOCÊ

Lamentavelmente, o Ministério do Turismo surge no noticiário com desmazelas do seu titular. Se verdadeiro ou não, está demorando um pedido de demissão. E nós, aqui em São Paulo, tendo um Ministro do Turismo servindo como Secretário de Estado dando sopa!

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 13/3/2019)

Comentários
Compartilhe