Canonização de Irmã Dulce será no dia 13 de outubro

publicidade

Durante o Consistório Ordinário Público realizado na manhã desta segunda-feira, 01/07, o  Papa Francisco  anunciou que  além de Irmã Dulce e mais 4  beatos serão canonizados, no Vaticano, durante o Sínodo para a Amazônia.

O Papa Francisco presidiu, nesta segunda-feira (1º/07), na Sala Clementina, no Vaticano, o Consistório Ordinário Público para a Canonização de cinco Beatos, dentre os quais Irmã Dulce Lopes Pontes.

publicidade

Durante o Consistório, o Papa Francisco anunciou a data de canonização dos cinco beatos. Será no domingo, 13 de outubro próximo.

Além de Irmã Dulce, serão canonizados os seguintes beatos: John Henry Newman, cardeal, fundador do Oratório de São Filipe Néri na Inglaterra; Giuseppina Vannini (no século Giuditta Adelaide Agata), fundadora das Filhas de São Camilo;  Maria Teresa Chiramel Mankidiyan, fundadora da Congregação das Irmãs da Sagrada Família e Margherita Bays, Virgem, da Ordem Terceira de São Francisco de Assis.

decreto que reconheceu o milagre atribuído à intercessão de Irmã Dulce havia sido autorizado pelo Papa Francisco em 13 de maio de 2019, durante audiência com o  cardeal Angelo Becciu, prefeito da Congregação das Causas dos Santos.

Irmã Dulce Lopes

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes nasceu em 26 de maio de 1914 em Salvador, Bahia. Aos seis anos perdeu sua mãe, sendo educada por suas tias.

irmã Dulce

Aos 13 anos, uma delas a levou para conhecer as áreas mais pobres da cidade, fato que despertou nela uma grande sensibilidade. Aos 18 anos ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, onde começou a ser chamada Dulce.

Irmã Dulce fundou a união dos trabalhadores de São Francisco, um movimento cristão de trabalhadores na Bahia. Iniciou depois a acolher pessoas doentes em casas abandonadas em uma ilha em Salvador da Bahia. Mais tarde, foram despejados e a religiosa transferiu a estrutura de acolhida para um antigo mercado de peixe, mas foi obrigada a abandonar o local.

leia mais: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2019-06/papa-consistorio-ordinario-publico-canonizacao-irma-dulce-lopes.html

Comentários
Compartilhe