Projeto denomina Avelino Feltre a Casa da Agricultura de Mineiros

Avelino Feltre
publicidade

Está tramitando, desde o inicio do mês,  na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Projeto de Lei de autoria do Deputado  Fernando Cury   que  denomina “Avelino Feltre” a Casa da Agricultura de Mineiros do Tietê.

Avelino Feltre faleceu em 06/06/2011 aos 83 anos de idade.  Foi um  dos maiores empreendedores e benfeitores em Mineiros do Tietê, para onde se mudou em 1958, pouco antes de se casar.

publicidade

Empresário e empreendedor presidiu a Cooperativa de Crédito de Barra Bonita e a Cooperativa de Insumos da Região da Barra e Igaraçu, nos anos 80. Foi presidente do extinto Banco de Torrinha, incorporado pelo Banco do Estado de São Paulo.

Foi pioneiro na adoção de novas técnicas de cultivo de cana-de-açúcar. Em 1980, recebeu o Prêmio Produtividade Rural, entregue pelo então Ministro da Agricultura, Ângelo Amaury Stábile.

Contribuiu com inúmeras ações filantrópicas e em favor de entidades de assistência e serviços. Por 12 anos, presidiu o Lar de São Vicente de Paulo de Mineiros do Tietê.  Na instituição, viabilizou o término da construção da ala feminina e a construção da Capela, entre outras obras.

Em meio a outras ações, contribuiu muito para a viabilização do Centro Catequético e da Casa da Criança de Mineiros. Também teve participação importante na construção do Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

De forma silenciosa, sempre colaborou financeiramente com muitas obras assistenciais de cidades da região. Inclusive com o Projeto Coragem, em Dois Córregos.

Embora não tenha ocupado nenhum cardo público, ajudou a conquistar para Mineiros a vinda do Banespa, a conquista do asfalto da vicinal Mineiros/Barra Bonita e da ligação que une as estradas Mineiros/Barra com a Mineiros/Jaú.

Em 1977, a Câmara Municipal lhe concedeu o título de Cidadão Mineiros-Tieteense.

Em 2006, por todos os seus méritos, recebeu, também, o Prêmio Jornal Independente.

——————————————————————————————————

Justificativa do projeto:

“Nascido no dia 16 de abril de 1928, o piracicabano Avelino Feltre dedicou-se, ao longo de sua vida, ao aprimoramento da agricultura no Estado de São Paulo.

Fixando-se no Município de Mineiros do Tietê, Avelino Feltre converte-se, desde logo, em  empresário agrícola, voltando suas atenções, mais especificamente, ao cultivo de cana-de-açúcar.

Sob esta perspectiva, sua atuação no setor não passou despercebida, havendo recebido inúmeras homenagens no decurso de sua trajetória.

A título de ilustração, convém ressaltar que Feltre, além de haver sido consagrado com dois diplomas de honra ao mérito pelas entidades Coopercana/Associcana e Ciba-Geigy, foi agraciado com o título de Produtor Modelo 1980 pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA) .

Como se não bastassem tais feitos profissionais, o empresário destacou-se, igualmente, por seu trabalho humanitário.

Nesse sentido, há de se mencionar o fato de que Feltre presidiu, por 12 (doze) anos, o Lar São Vicente de Paulo, contribuindo, nesse ínterim, para a construção do Centro Catequético, da Casa da Criança e do Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Desta maneira, conclamamos os parlamentares desta Casa a expressarem seu apoio à  renomeação da Casa da Agricultura de Mineiros do Tietê, em homenagem à vida e à obra de Avelino Feltre, o qual, embora falecido no ano de 2011, nunca deixará de ser lembrado e admirado por suas realizações. Sala das Sessões, em 9/8/2019. Fernando Cury – PPS.

 

Comentários
Compartilhe